sábado, 14 de setembro de 2013

PASSE – Local do passe e ocorrências durante o passe

Existem casos específicos em que é necessário se fazer um passe dentro de uma sala onde se irá fazer um trabalho mediúnico, ao invés de se fazer o passe em uma sala de passes? Se sim, quais seriam estes casos específicos?

R: Geralmente, não há necessidade específica para isso. Talvez se possa fazer duas exceções:

1) Nos casos de obsessão, quando o assistido recebe passe na sala mediúnica, o espírito já fica ali retido e já canalizado para atendimento através de determinado médium, que lhe irá servir de intermediário.

2) No caso de assistido que costuma apresentar reações desequilibradas no momento do passe, aplicando-o em separado, se evita impressionar ou perturbar os demais assistidos; tal situação, porém, deverá ser corrigida o mais breve possível, orientando-se o assistido para bem se comportar, mesmo ante a influência espiritual que sofre, e, então, voltará a receber passe com os demais.

Quando um assistido cai desmaiado, por exemplo, por que dizem que não se pode socorrê-lo? Não pode por a mão?


R: Pode-se socorrer, sim, mas é preciso estar habilitado para isso. Num caso assim, todos querem socorrer mas nem sempre se deve tocar no desmaiado nem mover o seu corpo do lugar, pois não se sabe o que causou o desmaio. É preferível que o dirigente ou encarregado da reunião (o qual deve ter o preparo prévio para essas emergências) promova o socorro necessário, que abrange várias medidas, sendo as principais:
1) Falar com o acompanhante do assistido para obter informações sobre a possível causa do desmaio (acontece sempre? sofre de alguma enfermidade? etc.).
2) Se a causa do desmaio for física (como ataque cardíaco ou epiléptico) poderá recorrer ao auxílio de algum médico ou enfermeiro presente ou providenciar a remoção do assistido para o pronto-socorro.

3) Se a causa for uma influência espiritual e desequilíbrio mediúnico, não há necessidade de se tocar no assistido desmaiado. Recorrer à prece (rogando o amparo dos bons espíritos) e ao passe dispersivo; se possível; chamar a pessoa pelo nome, estimulando-a a retornar ao seu normal e se recompor.

Ao médium aplicar o passe, o paciente tem que ficar de olhos abertos, ou fechados? E qual a razão de uma vez os olhos do paciente fechado o médium mandar abrir? Se uma pessoa está prestes a dar passividade, e não queremos que isto aconteça, qual tipo de passe utilizaremos para este fim?

R: Não é indispensável que o assistido feche os olhos. Porém, de olhos fechados se abstrairá melhor do que acontece ao redor e fará a sua introspecção, concentrando-se para receber o passe.

Mas, se o assistido ameaça entrar em transe, diremos que abra os olhos e se desconcentre, para que o transe não se aprofunde, pois o momento do passe não é o adequado para as comunicações mediúnicas.
Podemos, também, aplicar passes dispersivos e chamar atenção da pessoa para que se desconcentre e retome o comando de seu corpo.

Onde Allan Kardec fala sobre o passe e fluidificação?

Em “O Livro dos Médiuns”, “A Gênese” e alguns volumes da “Revista Espírita”.
Para sua pesquisa sugerimos consultar: “Prontuário da Obra de Allan Kardec”, de Neyda Silva Pinheiro (Edicel).

Quais são os livros onde posso encontrar experiências científicas sobre a eficácia do passe?

R: Para o estudo sobre passes, preparo do passista e do assistido, formas de aplicá-los, etc. há várias obras na literatura espírita. Permito-me começar com o nosso “Fluidos e Passes”, citando em seguida alguns outros: “Você e o Passe”, de Wilson Garcia e Wilson Francisco (Co-edição Eldorado/EME); “Terapia pelos Passes”, do Projeto Manoel P. de Miranda (da LEAL), “Manual do Passista”, de Jacob Melo (Editora Mnêmio Túlio).

Quanto a experiências científicas a respeito da eficácia do passe, conheço o “Magnetismo Curativo”, de Alphnse Bué e o “Magnetismo Espiritual”, de Michaelus (ambos editados pela FEB). No mais, tenho lido esparsamente na imprensa notícias sobre pesquisas em torno da eficácia da prece e do passe, falando de resultados favoráveis, mas não observei a citação de livros.

Gostaria de saber qual a diferença que realmente existe, entre o passe espírita e o passe reikiano?

R: Ambos falam da possibilidade de beneficiarmos as criaturas, canalizando a energia universal e impondo as mãos. Mas há algumas diferenças fundamentais entre os dois.

No passe espírita há a união da energia universal com a do passista e, também, a dos bons espíritos; sua prática requer apenas algum conhecimento de nossa natureza espiritual e dos fluidos e, principalmente, boa conduta moral; quem transmite o passe espírita nada cobra por isso.

No reiki, dizem que não há transmissão de energia pessoal, apenas a universal e vital; mas para aprender a aplicar o reiki é preciso uma iniciação feita por mestres e existem 3 graus a serem alcançados; o curso é pago e também quem aplica o reiki cobra dos seus pacientes. A prática do reiki admite a mescla com outras técnicas, por exemplo, os cristais, o que não ocorre no passe espírita.



Fonte: Centro Espírita Allan Kardec

Nenhum comentário:

Postar um comentário