1. CONCEITO
Ansiedade. É um intenso mal-estar físico e psíquico,
acompanhado de aflição e agonia. Figuradamente,
desejo veemente e impaciente.
Na Psicologia,
a ansiedade pode variar de simples apreensão aos ataques de fobias, melancolia
e síndrome de pânico. Pode-se dizer que é um estado de agitação motora e
excitação intelectual, provocado por sentimentos de natureza penosa, que se
revela por movimentos desordenados, mas pouco variados, indicando medo,
angústia, desespero, pavor etc. (Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira)
2. CONSIDERAÇÕES
INICIAIS
A ansiedade e os termos correlacionados, tais como,
medo, angústia, melancolia, síndrome de pânico, não é somente de nossos dias,
embora a correria do mundo moderno possa provocá-la mais intensamente do que no
passado.
Observe as pessoas dentro do ônibus ou metrô. A
maioria não para de mexer nos seus aparelhos eletrônicos: parece que todos
estão fugindo de si mesmos. Inconscientemente, provocam os sintomas da
ansiedade.
Acrescentemos, também, as diversas preocupações de
subsistência, de relacionamentos, de compromissos assumidos. Quando não são
devidamente administradas, elas geram ânsia, que é a pressa para tudo resolver.
Todos, em menor ou maior grau, estamos sujeitos à
ansiedade: uns preferem racionalizá-la, outros narcotizá-la e outros ainda
evitá-la.
Diante de uma adversidade, devemos nos preparar
para “lutar-ou-fugir”. A fuga pode gerar problemas futuros; a luta, embora
penosa, pode gerar grandes benefícios.
3. ANSIEDADE E
PSICOLOGIA
3.1. SINTOMAS DA
ANSIEDADE
Fisicamente, palpitações, rigidez do tórax, suor, sequidão da
boca, aumento da vontade de defecar ou urinar, dores de cabeça, tonturas.
Psicologicamente, sentimentos de medo, pânico e tendências para
temas de desgraças dominando os seus pensamentos. (Sheehan, 2000, p. 13)
3.2. TRANSTORNOS
DE ANSIEDADE
Transtorno de ansiedade é “Um estado de ansiedade e
apreensão contínua e irracional, algumas vezes desencadeando um medo agudo que
chega ao pânico, acompanhado por sintomas de perturbação autônoma; com efeitos
secundários em outras funções mentais como a concentração, a atenção, a memória
e o raciocínio”. (Sheehan, 2000, p. 13) Há cinco tipos: transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de
pânico, transtorno de pânico com agorafobia, fobia social e fobia simples.
As causas dos transtornos de ansiedade podem ser
descritas: De uma lista de aproximadamente 40 itens (com pontuação de 0 a 100),
tais como, casamento, férias, natal, ou seja, como passamos o nosso dia a dia,
a morte do cônjuge recebeu 100, o divórcio, 73, a separação conjugal, 65, a
aposentadoria, 45. (Sheehan, 2000, p. 25)
3.3. FREUD E A
ANSIEDADE
Na concepção de Freud, a ansiedade é uma espécie de
“sistema de alarme”, que nos previne do perigo quando certas ideias estão a
ponto de alcançar a expressão consciente. Freud estabeleceu três tipos de
ansiedade: moral, reale neurótica.
A ansiedade moral decorre da censura do superego;
a ansiedade real, pela
percepção de um perigo que de fato existe; a ansiedade
neurótica, se expressa pelas fobias, medo persistente e irracional.
(Souza, s.d.p.)
4. TIPOS DE
AJUDA PSICOLÓGICA
Os psicólogos desenvolveram alguns métodos com o
propósito de ajudar os indivíduos a manterem a ansiedade sob controle, uma vez
que ela, em pequenas doses, é bastante útil. Para tanto, falam-nos do
relaxamento, das visualizações criativas, da reeducação do pensamento, da
programação Neurolinguística, da hipnose etc. Vejamos alguns deles:
4.1. RELAXAMENTO
E AUTO-HIPNOSE
As pessoas que sofrem os transtornos de ansiedade
têm muita dificuldade de relaxar, pois acreditam que o importante é estar
sempre alertas e vigilantes. Não resta dúvida que os benefícios do relaxamento
são muitos: depois de praticá-lo as pessoas relatam a mudança do tônus vital,
do sono e da sua conduta diária.
A auto-hipnose assemelha-se à meditação, pois
estimula o lado direito do cérebro, parte responsável pela intuição e
conhecimento interior. Na auto-hipnose não se deve forçar o relaxamento, pois
isso prejudica a concentração. Deveríamos fazê-lo de acordo com o nosso ritmo,
no sentido de nos sentirmos confortáveis. (Sheehan, 2000, cap. 6)
4.2. PROGRAMAÇÃO
NEUROLINGUÍSTICA
A Programação Neurolinguística lida com o modo como
estruturamos nossa experiência subjetiva. Há pensamentos negativos tão
enraizados em nosso subconsciente, que temos dificuldade de nos libertar deles.
Por isso, propõe-se o método “pare”, no sentido de quebrar a sequencia deles em
nosso consciente. Um exemplo: Posso morrer durante um ataque de pânico. PARE!
Enfoque positivo: já passei tantas vezes por isso no passado e sempre
sobrevivi. Isso é totalmente inofensivo. (Sheehan, 2000, cap. 4)
4.3 ENFRENTANDO
A ANSIEDADE
Há lembranças do passado que interferem de tal
maneira no presente que absorve toda a nossa energia mental. Para isso, a
psicologia diz-nos que o passado já está morto, mas que podemos interpretar
aquelas lembranças com outras imagens. O fato antigo não é o mesmo que
recordamos hoje; ele tem uma interpretação atual, mais positiva.
Para este enfrentamento, propõe diversos exercícios
de visualizações mentais no sentido de identificar o que está acarretando o
problema e mudar para um enfoque positivo, pois não se deve dar ordem negativa
ao cérebro. Ele acaba aceitando como positivo. Exemplo: dizer para uma
criança não pegar o pedaço de bolo que está na
geladeira é dar-lhe a pista para pegá-lo. (Sheehan, 2000, cap. 7)
5. ANSIEDADE E
ESPIRITISMO
5.1. A
CODIFICAÇÃO ESPÍRITA
A codificação espírita, como um todo, é um convite
à paz e à harmonia interior, antídotos da ansiedade. Especificamente, o
capítulo V (Bem-Aventurados os Aflitos),
de O Evangelho Segundo o Espiritismo,
oferece-nos subsídios valiosos para o tratamento da ansiedade, pois fala-nos
das causas e da justiça das aflições, o que estimula o equilíbrio do nosso
pensamento.
5.2. ORIENTAÇÕES
DO ESPÍRITO EMMANUEL
Ele nos diz que as ansiedades armam muitos crimes e
jamais edificam algo de útil na Terra. Se o homem nascesse para andar ansioso,
seria dizer que veio ao mundo, não na categoria de trabalhador em tarefa
santificante, mas por desesperado sem remissão. Muitas ocasiões incitam-nos à
ansiedade, porém pensemos com Pedro: “Lança as inquietudes sobre as tuas esperanças
em Nosso Pai Celestial, porque o Divino Amor cogita do bem-estar de todos nós”.
(Xavier, 1977, cap. 8)
5.3. O CENTRO
ESPÍRITA
O Centro Espírita é a Universidade da alma. Nele,
podemos encontrar auxílio para qualquer tipo de dor. Suponha que a ansiedade
seja acompanhada por influência de Espíritos imperfeitos. Nesse caso, o diálogo
com essa entidade pode afastá-la do nosso convívio e nos dar calma para o nosso
dia a dia. As palestras evangélicas, os passes, os cursos de Espiritismo são
outros tantos alimentos para modificar os nossos reflexos condicionados
infelizes.
5. CONCLUSÃO
Os estímulos psicológicos e as orientações dos
Espíritos superiores ajudam sobremaneira o controle da ansiedade. Contudo, o
trabalho maior compete a nós mesmos, pois temos de “lutar-ou-fugir”.
Sérgio Biagi Gregório
6. BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA
GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA.
Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].
SHEEHAN, Elaine. Ansiedade,
Fobias e Síndrome do Pânico: Esclarecendo as suas Dúvidas. Tradução
de ZLF Assessoria Editorial. São Paulo: Ágora, 2000. (Guias Ágora)
SOUZA, Irene Sales de (org.). Dicionário de Psicologia Prática. Rio de
Janeiro: Esparsa, s.d.p.
XAVIER, F. C. Pão
Nosso, pelo Espírito Emmanuel. 5. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977.
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