domingo, 15 de setembro de 2013

RESGATE DE DÉBITOS


 É comum as pessoas perguntarem como o Espiritismo explica o resgate de débitos contraídos por uma pessoa que pratica um crime. Em todos os casos, há que ter uma outra pessoa para assassiná-la para que ela quite o seu débito?
Sendo a resposta positiva, quando terminaria o ciclo de crimes?
O raciocínio é correto. Se fosse assim, teríamos de admitir que a Justiça Divina não fosse perfeita. Felizmente, não é desta maneira. Tudo o que Deus faz é perfeito. O que a Doutrina Espírita nos ensina é que a Justiça Divina utiliza os homens e os espíritos de má índole como instrumentos de resgate, já que querem praticar o mal. Por outro lado, desvia do seu caminho quem não tem este tipo de débito a quitar. Foi por isto que Jesus alertou: É necessário que venham escândalos, mas ai do homem por quem o escândalo venha. (Mateus, 18) Aquele, pois, que, usando o seu livre arbítrio, pratica um crime responde pelo seu ato. Tem que resgatar um dia.
Qual é a outra forma de resgate? Há várias maneiras, sendo as doenças as principais. As enfermidades passageiras, como gripe, verminose, distúrbios gastrintestinais fazem parte das dificuldades naturais do nosso orbe; porém as doenças mais graves, como, por exemplo, o câncer, os transtornos mentais, são importantes instrumentos de resgate de débitos. Para se cumprir, a Justiça Divina não depende de que algum homem ou espírito pratique o mal. Ela se realiza sem que isto aconteça.
É importante ressaltar que nenhum espírito reencarna para fazer o mal. Todos vêm com o objetivo de progredir e expiar os seus erros. Os que praticam o mal são espíritos que se desviaram do caminho do bem. A melhora ou cura das doenças, quase sempre, tarda exatamente porque funciona como instrumento de resgate. E não temos meios de saber quando este termina. Sabemos, porém, que é possível abreviar o tempo de sofrimento com resignação, oração, reforma íntima e prática do bem, porquanto a Misericórdia Divina é ilimitada.
 

ANABOR CARDOSO ARAÚJO
Grupo Espírita Renascer - Iguatama - MG


Nenhum comentário:

Postar um comentário