quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A importância da escolha das provas


Uma boa escolha das provas é muito importante para que possamos ser bem sucedidos e tenhamos o maior progresso possível na nova encarnação.
Escolhemos, apenas, o gênero das provações e não as coisas todas e mínimas de nossa vida terrena. As particularidades correrão por conta da posição em que nos acharmos e de como as formos enfrentando. Exemplo: escolhendo nascer entre malfeitores, o Espírito sabe a que arrastamentos se vai expor e quer, justamente, superar essas dificuldades.  Ignora, porém, que atos virá a praticar, pois vão depender do exercício do seu livre-arbítrio, quando encarnado.
Somente são previstos os fatos principais, os que devem concorrer para o destino que Deus nos deu: o de evoluirmos para a perfeição. Os acontecimentos secundários se originarão das circunstâncias.
Se Deus nos permite a escolha de uma prova é que temos possibilidades de nela triunfar. Deixando-nos a liberdade de escolha, Deus nos deixa, obviamente, a inteira responsabilidade pelos nossos atos e as consequências que eles tiverem.
Os bons Espíritos podem nos ajudar a examinarmos as possibilidades, a fim de que tenhamos chance de acertar mais na escolha das provas, mas não decidem por nós.
Quando ainda não sabemos escolher
O espírito que ainda não tem experiência suficiente, não pode escolher com conhecimento de causa as provas pelas quais passará numa nova existência, nem ser responsável por essa escolha.
Deus, então, lhe supre a inexperiência, através dos Espíritos Superiores, que lhe traçam o caminho que ele deve seguir, como fazemos com a criança.

Mas será sempre responsável pelo que fizer, pelo que causar, quando enfrentar essas provas. À medida que o seu livre-arbítrio se desenvolve, Deus deixa-o senhor de proceder à escolha. É então que lhe pode acontecer extraviar-se, tomando o mau caminho, por desatender aos conselhos dos bons Espíritos. A isso é que se pode chamar a "queda" do homem, "queda" que acarreta para o espírito maiores males e sofrimentos, até que ele volte a se reabilitar ante as leis divinas. 
      
Livros Coletâneas – Celc: Provas e Expiações


Nenhum comentário:

Postar um comentário