LIVRO
DOS ESPÍRITOS, CAPÍTULO III: CRIAÇÃO
QUESTÃO
59, VI – CONSIDERAÇÕES E CONCORDÂNCIAS BÍBLICAS REFERENTES À CRIAÇÃO
59. Os povos fizeram ideias bastante
divergentes sobre a criação, segundo o grau de seus conhecimentos. A razão
apoiada na Ciência reconheceu a inverossimilhança de algumas teorias. A que os
Espíritos nos oferecem confirma a opinião há muito admitida pelos homens mais esclarecidos.
A objeção que se pode fazer a essa teoria é a
de estar em contradição com os textos dos livros sagrados. Mas um exame sério
nos leva a reconhecer que essa contradição é mais aparente que real resultante
da interpolação dada a passagens que, em geral, só possuíam sentido alegórico.
A questão do primeiro homem, na pessoa de Adão,
como único tronco da Humanidade, não é a única sobre a qual as crenças
religiosas têm de modificar-se O movimento da Terra parecia, em determinada
época, tão contrário aos textos sagrados que não há formas da perseguição a que
essa teoria não tenha dado pretexto. Não obstante, a Terra gira, malgrado os
anátemas, e ninguém hoje em dia poderia contestá-lo sem ofender a sua própria
razão.
A Bíblia diz igualmente que o mundo foi criado
em seis dias, e fixa a época da criação em cerca de quatro mil anos antes da
era cristã. Antes disso, a Terra não existia; ela foi tirada do nada. O texto é
formal. E eis que a Ciência positiva a Ciência inexorável vem provar o contrário.
A formação do globo está gravada em caracteres indeléveis no mundo fóssil, e
está provado que os seis dias da criação representam outros tantos períodos,
cada um deles, talvez, de muitas centenas de milhares de anos. E não se trata
de um sistema, uma doutrina uma opinião isolada, mas de um fato tão constante
como o do movimento da Terra, e que a Teologia não pode deixar de admitir prova
evidente do erro em que se pode cair, quando se tomam ao pé da letra as
expressões de uma linguagem frequentemente figurada (1). Devemos concluir,
então, que a Bíblia é um erro? Não; mas que os homens se enganam na sua interpretação
(2).
A Ciência, escavando os arquivos da Terra,
descobriu a ordem em que os diferentes seres vivos apareceram na superfície, e
essa ordem concorda com a indicada no Gênese, com a diferença de que essa obra,
em vez de ter saído miraculosamente das mãos de Deus, em apenas algumas horas,
realizou-se sempre por sua vontade, mas segundo a lei das forças naturais, em
alguns milhões de anos. Deus seria, por isso, menor e menos poderoso? Sua obra
se tornaria menos sublime, por não ter o prestígio da instantaneidade?
Evidentemente, não. É preciso fazer da Divindade uma ideia bem mesquinha para
não reconhecer a sua onipotência nas leis eternas que ela estabeleceu para
reger os mundos. A Ciência, longe de diminuir a obra divina, no-la mostra sob
um aspecto mais grandioso e mais conforme com as noções que temos do poder e da
majestade de Deus, pelo fato mesmo de ter ela se realizado sem derrogar as leis
da Natureza.
A Ciência, de acordo neste ponto com Moisés,
coloca o homem por último na ordem da criação dos seres vivos. Moisés, porém,
coloca o dilúvio universal no ano 1654 da formação do mundo, enquanto a
Geologia nos mostra o grande cataclismo como anterior à aparição do homem,
tendo em vista que, até agora, não se encontra nas camadas primitivas nenhum
traço da sua presença, nem da presença dos animais que, sob o ponto de vista
físico, são da sua mesma categoria. Mas nada prova que isso seja impossível;
várias descobertas já lançaram dúvidas a respeito, podendo acontecer, portanto,
que de um momento para outro se adquira a certeza material da anterioridade da
raça humana. E então se reconhecerá que, nesse ponto, como em outros, o texto
bíblico é figurado.
A questão está em saber se o cataclismo
geológico é o mesmo de Noé. Ora, a duração necessária à formação das camadas
fósseis não dá lugar a confusões, e no momento em que se encontrarem os traços
da existência do homem anteriores à grande catástrofe, ficará provado que Adão
não foi o primeiro homem, ou que a sua criação se perde na noite dos tempos. Contra
a evidência não há raciocínios possíveis e será necessário aceitar o fato como
se aceitou o do movimento da Terra e o dos seis períodos da Criação.
A existência do homem antes do dilúvio
geológico é não há dúvida, ainda hipotética, mas eis como nos parece menos.
Admitindo-se que o homem tenha aparecido pela primeira vez na Terra há quatro
mil anos antes do Cristo, se 1650 anos mais tarde toda a raça humana foi destruída,
com exceção apenas de uma família, conclui-se que o povoamento da Terra data de
Noé, ou seja, de 2350 anos antes da nossa era.
Ora, quando os hebreus emigraram para o Egito,
no décimo oitavo século, encontraram esse país bastante povoado e já bem
avançado em civilização. A História prova que, nessa época, a Índia e outros
países eram igualmente florescentes, mesmo sem levarmos em conta a cronologia
de certos povos, que remonta a uma época ainda mais recuada. Teria sido então
necessário que do vigésimo quarto ao décimo oitavo século, quer dizer, num
espaço de seiscentos anos, não somente a posteridade de um único homem tivesse
podido povoar todas as imensas regiões então conhecidas, supondo-se que as
outras não estivessem povoadas, mas também que, nesse curto intervalo, a
espécie humana tivesse podido elevar-se da ignorância absoluta do estado
primitivo ao mais alto grau de desenvolvimento intelectual, o que é contrário a
todas as leis antropológicas.
A diversidade das raças humanas vem ainda em
apoio desta opinião. O clima e os hábitos produzem, sem dúvida, modificações
das características físicas, mas sabe-se até onde pode chegar à influência
dessas causas, e o exame fisiológico prova a existência, entre algumas raças,
de diferenças constitucionais mais profundas que as produzidas pelo clima. O
cruzamento de raças produz os tipos intermediários; tende a superar os
caracteres extremos, mas não cria estes, produzindo apenas as variedades. Ora,
para que tivesse havido cruzamento de raças, era necessário que houvesse raças
distintas, e como explicarmos a sua existência, dando-lhes um tronco comum e,
sobretudo tão próximo? Como admitir que, em alguns séculos, certos descendentes
de Noé se tivessem transformado a ponto de produzirem a raça etiópica, por exemplo?
Uma tal metamorfose não é mais admissível que a
hipótese de um tronco comum para o lobo e a ovelha, o elefante e o pulgão, a
ave e o peixe. Ainda uma vez, nada poderia prevalecer contra a evidência dos
fatos.
Tudo se explica, pelo contrário, admitindo-se a
existência do homem antes da época que lhe é vulgarmente assinalada; a
diversidade das origens; Adão, que viveu há seis mil anos, como tendo povoado
uma região ainda inabitada; o dilúvio de Noé como uma catástrofe parcial, que
se tomou pelo cataclismo geológico (3) e tendo-se em conta por fim, a
forma alegórica peculiar ao estilo oriental, que se encontra nos livros
sagrados de todos os povos. Eis porque é prudente não se acusar muito
ligeiramente de falsas as doutrinas que podem, cedo ou tarde, como tantas
outras, oferecer um desmentido aos que as combatem. As ideias religiosas, longe
de perder, se engrandecem, ao marchar com a Ciência; esse o único meio de não
apresentarem ao ceticismo um lado vulnerável.
(1) As recentes declarações do Papa Pio
XII, admitindo os cálculos da Ciência para a formação da Terra, confirmam o
acerto de Kardec nesta nota. (Nota de Herculano Pires)
(2) Advertência aos que condenam a Bíblia
sem levar em conta os fatores históricos e a linguagem figurada do texto. (Nota
de Herculano Pires)
(3) As escavações arqueológicas realizadas
por Sir Charles Leonard Woolley, em 1929, ao norte de Basora, próximo ao Golfo
Pérsico, para a descoberta de Ur, revelaram os restos de uma catástrofe
diluviana ocorrida exatamente há quatro mil anos antes do Cristo. Ao encontrar
a camada de lodo que cobria as ruínas da Ur primitiva, Woolley transmitiu a
noticia ao mundo nos seguintes termos: “Encontramos os sinais do dilúvio
universal”. Trabalhos posteriores comprovaram o fato, mostrando que houve um
dilúvio local no delta do Tigre e do Eufrates, exatamente na data assinalada
pela Bíblia. Este fato vem confirmar a previsão de Kardec. (Nota de Herculano
Pires)
O item em questão encontra-se no link http://livrodosespiritos.wordpress.com/as-causas-primarias/capitulo-3-criacao/vi-consideracoes-e-concordancias-biblicas-referentes-a-criacao/
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