JUSTIÇA DA REENCARNAÇÃO
Todos os Espíritos tendem para a perfeição e
Deus lhes faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da
vida corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências,
o que não puderam fazer ou concluir numa primeira
prova.
Não obraria Deus com equidade, nem de acordo com a
sua bondade, se condenasse para sempre os que talvez hajam encontrado, oriundos
do próprio meio onde foram colocados e alheios à vontade que os animava,
obstáculos ao seu melhoramento. Se a sorte do homem se fixasse irrevogavelmente
depois da morte, não seria uma única a balança em que Deus pesa as ações de
todas as criaturas e não haveria imparcialidade no tratamento que a todas dispensa.
A doutrina da reencarnação, isto é, a que consiste
em admitir para o Espírito muitas existências sucessivas, é a única que
corresponde à ideia que formamos da justiça de Deus para com os homens que se
acham em condição moral inferior; a única que pode explicar o futuro e firmar
as nossas esperanças, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos
erros por novas provações. A razão no-la indica e os Espíritos a ensinam.
O homem, que tem consciência da sua inferioridade,
haure consoladora esperança na doutrina da reencarnação. Se crê na justiça de
Deus, não pode contar que venha a achar-se, para sempre, em pé de igualdade com
os que mais fizeram do que ele. Sustém-no, porém, e lhe reanima a coragem a
ideia de que aquela inferioridade não o deserda eternamente do supremo bem e
que, mediante novos esforços, dado lhe será conquistá-lo. Quem é que, ao cabo
da sua carreira, não deplora haver tão tarde ganho uma experiência de que já
não mais pode tirar proveito? Entretanto, essa experiência tardia não fica
perdida; o Espírito a utilizará em nova existência.
Allan Kardec
KARDEC, Allan. "O Livro dos Espíritos".
66.ed. Rio de Janeiro, RJ:FEB. 1987. 2ª Parte - Do mundo espírita ou mundo dos
Espíritos. Capítulo IV - Da pluralidade das existências. Comentário de Kardec à
questão 171.
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