quinta-feira, 13 de março de 2014

INFLUÊNCIAS DOS ESPÍRITOS



INTRODUÇÃO

 “Os Espíritos influem tanto em nosso pensamento, que de ordinário são eles que nos dirigem".
 “Isto se dá porque os espíritos povoam os mesmos espaços em que vivemos, acompanham-nos em nossas atividades e ocupações, vão conosco aos lugares que frequentamos intervindo em nossas reuniões seguindo-nos ou evitando-nos conforme os atraímos ou repelimos.”
 “Consideremos agora o estado moral de nosso globo e compreenderemos qual é a espécie de espíritos que deve predominar entre os espíritos errantes.”
Estamos rodeados de espíritos, independentemente de sermos ou não médiuns em exercício dessa faculdade e a influência oculta sobre os nossos atos e pensamentos se dá através da afinidade e da sintonia mental.
Esta influência, às vezes, é tão sutil que se confunde com nosso pensamento e não delimitamos o grau de interferência dos espíritos em nossas vidas.

MODALIDADES DE INFLUÊNCIA

A influência dos espíritos sobre nosso psiquismo poderá se manifestar através da telepatia, da sugestão hipnótica e do pressentimento. Estas modalidades de influenciação poderão ser simples, esporádicas e sem lesões profundas em nosso psiquismo ou poderão afetar nosso comportamento em processos graves de obsessão.
A fixação das ideias obsessivas ou a incorporação em nossos atos das sugestões positivas e enobrecedores irão depender de nossa sintonia mental elevada ou de baixo teor vibratório.
Vamos analisar esta influência separadamente:

TELEPATIA

A telepatia é a transmissão do pensamento de um indivíduo para o outro. É a projeção do pensamento à distância. Técnica muito usada em processo obsessivo, como narram diversos autores espirituais, como André Luiz e Manoel Philomeno de Miranda.
A telepatia pode ser espontânea, provocada ou experimental.
O termo foi criado por Frederic W. H. Myers em 1882, que realizou experiências notáveis.
A telepatia poderá ser exercida de encarnado para encarnado, de espírito desencarnado para encarnado e deste para desencarnado, bem como no mundo espiritual, pelos espíritos desencarnados.

SUGESTÃO HIPNÓTICA

Os espíritos usam, também, a hipnose como técnica de influenciação em nosso psiquismo.
Sugestão é o ato de sugerir, estimular, instigar através da telepatia ou da hipnose.
 “A sugestão é, portanto, a inspiração incidente, constante que atua sobre a mente, provocando a aceitação e a automática obediência.”
A sugestão hipnótica poderá ser positiva ou negativa de acordo com a elevação espiritual dos agentes que a provocam e dos objetivos a que se propõem.
 “Em todo processo hipnótico, pois, convém examinar a questão da sintonia e da sugestão, como razões poderosas, senão imprescindíveis para a consecução dos objetivos: a fixação da ideia invasora.”

 “Por esta razão, a vitalização de ideias edificantes constrói o céu generoso da felicidade, tanto quanto a mentalização deprimente gera o inferno da aflição que passa a governar o comportamento do espírito.”

PRESSENTIMENTOS

 “O pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. Algumas pessoas têm esta faculdade mais ou menos desenvolvida. Pode ser devida a uma espécie de dupla vista, que lhe permite entrever as consequências das coisas atuais e a filiação dos acontecimentos. Mas, muitas vezes, também é resultado de comunicações ocultas e, sobretudo neste caso, é que se pode dar aos que dela são dotados o nome de médiuns de pressentimentos que constituem uma variedade dos médiuns inspirados.”
Em nossa vida diária é comum sentirmos estas sensações e termos pressentimentos. Poderá ocorrer uma vaga lembrança que nossos espíritos têm de provas ou acontecimentos que irão ocorrer; poderá ser algum aviso de um Espírito amigo ou resultante de sugestões ou aconselhamentos recebidos durante o sono.

INFLUÊNCIA NEGATIVA

Existe uma influenciação negativa dos espíritos perturbadores que atuam com fluidos anestesiantes, sonífero, deprimentes, bloqueando a atuação das criaturas que não conseguem vencer o marasmo, a acomodação, prejudicando sensivelmente seu progresso moral, impedindo seu trabalho no bem, seu crescimento espiritual. Esta influência moral, impedindo seu trabalho no bem, seu crescimento espiritual. Esta influência negativa é consequente da invigilância mental e do comodismo.
 “Quando sintas que, inobstante o repouso, não tens ânimo para as leituras e quefazeres edificantes ou quando a sonolência tornar-se presença comum em suas horas de estudo ou de necessária atenção aos chamados do Infinito, ergue a tua oração e roga aos benfeitores Celestes o socorro, a assistência de que careças a fim de te desviares desses dardos morbíficos que se destinam a retardar a ação do bem na terra.”

INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS NOS ACONTECIMENTOS DA VIDA

Os espíritos exercem influência sobre os encarnados quer aconselhando-os quer agindo diretamente sobre os acontecimentos da vida, porém "nunca atuam fora das leis da Natureza.
A influência dos espíritos nestes acontecimentos poderá ser positiva ou negativa, dependendo da evolução e dos objetivos em pauta. Os Espíritos Superiores só fazem o bem, mas os levianos, os imperfeitos se comprazem em causar malefícios através de aborrecimentos, vinganças e perseguições.
A obsessão é resultado da ação destes espíritos sobre seus desafetos do passado.
Os bons espíritos nos inspiram e intuem par o bem, para o perdão e a compreensão. Os imperfeitos nos induzem ao mal.
A intervenção dos espíritos na vida material ou sobre nós mesmos baseia-se na lei de sintonia.
“ As bases de todos os serviços de intercâmbio, entre os desencarnados e encarnados, repousam na mente, não obstante as possibilidades de fenômenos naturais, no campo da matéria densa, levados a efeito por entidades menos evoluídas ou extremamente consagradas à caridade sacrificial. "

INFLUÊNCIA DE AMIGOS E PARENTES DESENCARNADOS

Determinados espíritos agem mais diretamente sobre certas pessoas de acordo com a lei de afinidade.

Positivamente, esta influência será através dos amigos e parentes já desencarnados que intercedem no mundo espiritual para que tenhamos serenidade e equilíbrio no desempenho de nossas tarefas, seja no âmbito familiar ou social.
Allan Kardec, na questão 514, do Livro dos Espíritos, fala dos anjos da guarda, espíritos protetores e familiares ou simpáticos: "Espírito protetor, anjo da guarda ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a prosseguir. É sempre de natureza superior com relação ao protegido".
Faz outras considerações diferenciando a natureza e o grau de evolução dos espíritos familiares, dos simpáticos e dos espíritos imperfeitos ou mau gênio:

ESPÍRITOS FAMILIARES

 “Os Espíritos familiares se ligam a certas pessoas por laços mais ou menos duráveis, com o fim de lhes serem úteis, dentro dos limites do poder, quase sempre muito restrito, de que dispõem. São bons, porém muitas vezes pouco adiantados e mesmo um tanto levianos. Ocupam-se de boa mente com as particularidades da vida íntima e só atuam por ordem ou com permissão dos Espíritos protetores".

ESPÍRITOS SIMPÁTICOS

"Os Espíritos simpáticos são os que se sentem atraídos para o nosso lado por afeições particulares e ainda por uma certa semelhança de gostos e de sentimentos, tanto para o bem como para o mal. De ordinário, a duração de suas relações se acha subordinada às circunstâncias".

MAU GÊNIO OU ESPÍRITO IMPERFEITO

"O mau gênio é um Espírito imperfeito ou perverso, que se liga ao homem para desviá-lo do bem. Obra, porém, por impulso próprio e não no desempenho de missão. A tenacidade da sua ação está em relação direta com a maior ou menor facilidade de acesso que encontre por parte do homem, que goza sempre de liberdade de escuta-lhe a voz ou de lhe cerrar os ouvidos."

Fontes de Consultas: Obras (diversas) da Doutrina Espírita; Central Espírita Brasileira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário