PRECE INICIAL: Pai Nosso
TEMA: GRATIDÃO
Objetivo: Identificar a gratidão como o sentimento ou ação de
reconhecimento a e a todos que nos beneficiaram de alguma
forma.
Atividade: Narrar a história: AMOR COM AMOR SE PAGA
Deixar à
disposição das crianças revistas velhas, tesouras, cola e canetinhas ou lápis
de cor.
Pedir às crianças que pensem nas coisas que sentem vontade de agradecer. Procurem nas revistas as figuras, recortem e colem em papel A4(trabalho individual).
Convidar algumas crianças a falar sobre seus trabalhos.
Pedir que pensem: A quem devo agradecer essas coisas boas?
Metodologia: Dialogar com o grupo, promovendo a reflexão:
A partir do que foi apresentado, explicar que quando alguém nos ajuda de alguma forma, ficamos agradecidos, sentimos gratidão e devemos retribuir, isto é, ajudar também a quem nos ajudou.
Analisar a compreensão da narrativa através de perguntas como, por exemplo:
- Por que Renato ficou preocupado com Juquinha?
- Qual foi a boa ação de Renato?
- Juquinha mostrou sua gratidão a Renato? Como?
- Por que ele falou: "Amor com amor se paga"?
Apresentar situações do cotidiano para que a criança identifique meios de expressar gratidão, tanto em retribuições materiais quanto afetivas. Exemplos:
a) Maria ganhou uma fatia de bolo e deu metade à irmã. No dia seguinte a irmã também ganhou um pedaço de bolo. O que ela deve fazer?
b) Maria vai sempre abraçar e conversar com o Dedé, seu vizinho, que passa o dia na cadeira de rodas porque não pode andar e quase não tem amigos. Outro dia Maria ficou doente de cama, e não pôde sair. O que Dedé deve fazer?
Reflexão: – Devemos retribuir o bem que recebemos.
A gratidão nos faz felizes.
Pedir às crianças que pensem nas coisas que sentem vontade de agradecer. Procurem nas revistas as figuras, recortem e colem em papel A4(trabalho individual).
Convidar algumas crianças a falar sobre seus trabalhos.
Pedir que pensem: A quem devo agradecer essas coisas boas?
Metodologia: Dialogar com o grupo, promovendo a reflexão:
A partir do que foi apresentado, explicar que quando alguém nos ajuda de alguma forma, ficamos agradecidos, sentimos gratidão e devemos retribuir, isto é, ajudar também a quem nos ajudou.
Analisar a compreensão da narrativa através de perguntas como, por exemplo:
- Por que Renato ficou preocupado com Juquinha?
- Qual foi a boa ação de Renato?
- Juquinha mostrou sua gratidão a Renato? Como?
- Por que ele falou: "Amor com amor se paga"?
Apresentar situações do cotidiano para que a criança identifique meios de expressar gratidão, tanto em retribuições materiais quanto afetivas. Exemplos:
a) Maria ganhou uma fatia de bolo e deu metade à irmã. No dia seguinte a irmã também ganhou um pedaço de bolo. O que ela deve fazer?
b) Maria vai sempre abraçar e conversar com o Dedé, seu vizinho, que passa o dia na cadeira de rodas porque não pode andar e quase não tem amigos. Outro dia Maria ficou doente de cama, e não pôde sair. O que Dedé deve fazer?
Reflexão: – Devemos retribuir o bem que recebemos.
A gratidão nos faz felizes.
AMOR COM AMOR
SE PAGA!
Fig.1- Todos os
dias Renato, da janela de sua casa, vê Juquinha passar pela estrada, bem cedo,
com um cesto de verduras que vai vender na cidade.
Fig.2- Um dia Renato falou com sua mãe: - Posso dar um par de sandálias para o
Juquinha? Ele anda sempre descalço... e ao meio-dia, quando volta da cidade, a
terra da estrada está muito quente e deve queimar os seus pés. - Pode sim, Renato.
Você já ganhou dois pares novos de sandálias - respondeu a mãe.
Fig.3- Naquele mesmo dia Juquinha, muito feliz, ganhou de Renato um par de
sandálias.
Fig.4- Algum tempo depois, em uma manhã chuvosa, Renato levava uma encomenda
numa carroça puxada a burro. Ia por um caminho estreito quando uma cobra bem
grande atravessou na frente do animal, assustando-o. A carroça, descontrolada,
bateu numa árvore e soltou uma das rodas. "Parece que o eixo partiu... E
agora?' - pensou Renato, aflito. E olhava o mato, com medo da cobra voltar, sem
saber o que fazer para tirar a carroça dali. De repente, ouviu um assovio
conhecido.
Fig.5- Era o Juquinha que se aproximava, voltando para casa. Juquinha
examinou a carroça. Correu até em casa e trouxe algumas ferramentas.
Fig.6- Com cuidado o menino consertou as rodas da carroça. Em pouco tempo
ela estava pronta. Os amigos se abraçaram. Renato agradeceu muito a Juquinha,
que falou feliz:
-Amor com amor se paga!
-Amor com amor se paga!
Educação do Ser Integral - LFC
“Filhos, somente através
do Evangelho vivido à luz da Doutrina Espírita, encontrará o homem a paz, a
serenidade e o caminho do amor nobre.”
Bezerra de Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário