domingo, 6 de outubro de 2013

Gratidão

PRECE INICIAL: Pai Nosso  

TEMA: GRATIDÃO

Objetivo: Identificar a gratidão como o sentimento ou ação de reconhecimento a e a todos que nos beneficiaram de alguma forma.                                                         

Atividade: Narrar a história: AMOR COM AMOR SE PAGA
       Deixar à disposição das crianças revistas velhas, tesouras, cola e canetinhas ou lápis de cor.
                Pedir às crianças que pensem nas coisas que sentem vontade de agradecer. Procurem nas revistas as figuras, recortem e colem em papel A4(trabalho individual).
               Convidar algumas crianças a falar sobre seus trabalhos.
               Pedir que pensem: A quem devo agradecer essas coisas boas?
                
Metodologia: Dialogar com o grupo, promovendo a reflexão:
A partir do que foi apresentado, explicar que quando alguém nos ajuda de alguma forma, ficamos agradecidos, sentimos gratidão e devemos retribuir, isto é, ajudar também a quem nos ajudou.
Analisar a compreensão da narrativa através de perguntas como, por exemplo:

- Por que Renato ficou preocupado com Juquinha?
- Qual foi a boa ação de Renato?
- Juquinha mostrou sua gratidão a Renato? Como?
- Por que ele falou: "Amor com amor se paga"?

Apresentar situações do cotidiano para que a criança identifique meios de expressar gratidão, tanto em retribuições materiais quanto afetivas. Exemplos:

a) Maria ganhou uma fatia de bolo e deu metade à irmã. No dia seguinte a irmã também ganhou um pedaço de bolo. O que ela deve fazer?

b) Maria vai sempre abraçar e conversar com o Dedé, seu vizinho, que passa o dia na cadeira de rodas porque não pode andar e quase não tem amigos. Outro dia Maria ficou doente de cama, e não pôde sair. O que Dedé deve fazer?


Reflexão: Devemos retribuir o bem que recebemos.
                   A gratidão nos faz felizes.

                     AMOR COM AMOR SE PAGA!


Fig.1- Todos os dias Renato, da janela de sua casa, vê Juquinha passar pela estrada, bem cedo, com um cesto de verduras que vai vender na cidade.


Fig.2- Um dia Renato falou com sua mãe: - Posso dar um par de sandálias para o Juquinha? Ele anda sempre descalço... e ao meio-dia, quando volta da cidade, a terra da estrada está muito quente e deve queimar os seus pés. - Pode sim, Renato. Você já ganhou dois pares novos de sandálias - respondeu a mãe. 


Fig.3- Naquele mesmo dia Juquinha, muito feliz, ganhou de Renato um par de sandálias.

Fig.4- Algum tempo depois, em uma manhã chuvosa, Renato levava uma encomenda numa carroça puxada a burro. Ia por um caminho estreito quando uma cobra bem grande atravessou na frente do animal, assustando-o. A carroça, descontrolada, bateu numa árvore e soltou uma das rodas. "Parece que o eixo partiu... E agora?' - pensou Renato, aflito. E olhava o mato, com medo da cobra voltar, sem saber o que fazer para tirar a carroça dali. De repente, ouviu um assovio conhecido.

Fig.5- Era o Juquinha que se aproximava, voltando para casa. Juquinha examinou a carroça. Correu até em casa e trouxe algumas ferramentas.

Fig.6- Com cuidado o menino consertou as rodas da carroça. Em pouco tempo ela estava pronta. Os amigos se abraçaram. Renato agradeceu muito a Juquinha, que falou feliz:
 -Amor com amor se paga!

Educação do Ser Integral - LFC


“Filhos, somente através do Evangelho vivido à luz da Doutrina Espírita, encontrará o homem a paz, a serenidade e o caminho do amor nobre.”
                                                                            Bezerra de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário