274.
Todos os Espíritos, qualquer que seja o grau em que se encontrem na escala
espiritual, podem ser evocados: assim os bons, como os maus, tanto os que
deixaram a vida de pouco, como os que viveram nas épocas mais remotas, os que
foram homens ilustres, como os mais obscuros, os nossos parentes e amigos, como
os que nos são indiferentes. Isto, porém, não quer
dizer que eles sempre queiram ou possam responder ao nosso chamado. Independente
da própria vontade, ou da permissão, que lhes pode ser recusada por uma
potência superior, é possível se achem impedidos de fazê-lo, por motivos que
nem sempre nos é dado conhecer. Queremos dizer que não há impedimento absoluto
que se oponha às comunicações, salvo o que dentro em pouco diremos. Os
obstáculos capazes de impedir que um Espírito se manifeste são quase sempre
individuais e derivam das circunstâncias.
275. Entre as causas que podem impedir a
manifestação de um Espírito, umas lhe são pessoais e outras, estranhas. Entre
as primeiras, devem colocar-se as ocupações ou as missões que esteja desempenhando
e das quais não pode afastar-se, para ceder aos nossos desejos. Neste caso, sua
visita apenas fica adiada.
Há também a sua própria situação. Se bem que o
estado de encarnação não constitua obstáculo absoluto, pode representar um
impedimento, em certas ocasiões, sobretudo quando aquela se dá nos mundos
inferiores e quando o próprio Espírito está pouco desmaterializado. Nos mundos
superiores, naqueles em que os laços entre o Espírito e a matéria são muito fracos,
a manifestação é quase tão fácil quanto no estado errante, mais fácil, em todo
caso, do que nos mundos onde a matéria corpórea é mais compacta.
As causas estranhas residem principalmente na
natureza do médium, na da pessoa que evoca no meio em que se faz a evocação,
enfim, no objetivo que se tem em vista. Alguns médiuns recebem mais
particularmente comunicações de seus Espíritos familiares, que podem ser mais
ou menos elevados; outros se mostram aptos a servir de intermediários a todos
os Espíritos, dependendo isto da simpatia ou da antipatia, da atração ou da
repulsão que o Espírito pessoal do médium exerce sobre o Espírito chamado, o
qual pode tomá-lo por intérprete, com prazer, ou com repugnância. Isto também
depende, abstração feita das qualidades íntimas do médium, do desenvolvimento
da faculdade mediúnica. Os Espíritos vêm de melhor vontade e, sobretudo, são
mais explícitos com um médium que lhes não oferece nenhum obstáculo material.
Aliás, em igualdade de condições morais, quanto mais facilidade tenha o médium
para escrever ou para se exprimir, tanto mais se generalizam suas relações com
o mundo espírita.
276. Cumpre ainda levar em conta a facilidade
que deve resultar do hábito da comunicação com tal ou qual Espírito. Com o
tempo, o Espírito estranho se identifica com o do médium e também com aquele
que o chama. Posta de parte a questão da simpatia, entre eles se estabelecem
relações fluídicas que tornam mais prontas as comunicações. Por isso é que uma
primeira confabulação nem sempre é tão satisfatória quanto fora de desejar e
que os próprios Espíritos pedem frequentemente que os chamem de novo. O
Espírito que vem habitualmente está como em sua casa: fica familiarizado com
seus ouvintes e intérpretes, fala e age livremente.
277. Em resumo, do que acabamos de dizer
resulta: que a faculdade de evocar todo e qualquer Espírito não implica para
este a obrigação de estar à nossa disposição; que ele pode vir em certa ocasião
e não vir noutra, com um médium, ou um evocador que lhe agrade e não com outro;
dizer o que quer, sem poder ser constrangido a dizer o que não queira; ir-se
quando lhe aprouver; enfim, que por causas dependentes ou não da sua vontade,
depois de se haver mostrado assíduo durante algum tempo, pode de repente deixar
de vir.
Por todos estes motivos é que, quando se deseja
chamar um Espírito que ainda não se apresentou, é necessário perguntar ao seu
guia protetor se a evocação é possível; caso não o seja, ele geralmente dá as
razões e então é inútil insistir.
Fonte: O Livro dos Médiuns - Das Evocações -
Editora FEB - Allan Kardec
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