Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência. (Pv.9:9)
O sábio não é completo nos seus conhecimentos; sendo humilde, se enriquece mais ao ouvir os outros, guardando o que lhe falta.
O justo que deseja melhora sempre analisa onde encontra lições, seja nos homens ou na natureza; sabe ainda que tudo vem de Deus para o crescimento das criaturas.
Não se deve desprezar a luz, pois ela lhe mostrará os caminhos para Deus; o orgulho interrompe a visita do entendimento. Esforce-se para libertar da ignorância, que Deus lhe ofertará o que lhe falta.
Quem deseja ser mais sábio deve bater às portas da sabedoria, sem conhecer cansaço, e confiar que alguém invisível está cooperando consigo.
Quem deseja crescer na justiça não deve abandonar o esforço próprio e se dedicar mais ao amor.
A justiça é o amor, na fusão do equilíbrio moral; ela disciplina a sabedoria, para que não haja erro a caminho.
O sábio goza de alegria superior; não obstante, sem o amor, o saber pode tornar-se um ambiente de orgulho e de egoísmo.
Seja sábio em Cristo, porque deste modo encontrará Deus na consciência.
Aplique a justiça, sem violência, para que a fraternidade fique mais visível e ganhe mais ambiente para a alegria pura; não perca a oportunidade do bem, porque ele nos leva à harmonia de vida
Quem serve sem exigências se encontra no caminho do saber, e quem ama sem pedir amor sentiu o ponto alto da justiça.
Se você sabe alguma coisa, não esqueça a oferta aos carentes; faça isto tudo por dever, que no amanhã receberá de outros o que falta para a harmonia da sua mente.
Eis que a sabedoria e a justiça universal não se esquecem de responder a todos os plantios, na qualidade que foram semeadas.
Pelo
Espírito Carlos
João
Nunes Maia
De
“Gotas de Verdade”
Nenhum comentário:
Postar um comentário