OBJETIVO:
Identificar
a reencarnação como um mecanismo da Lei Divina que propicia a evolução espiritual.
1.
ATIVIDADE DINÂMICA
PROIBIDO DIZER "SIM" E "NÃO".
Todos
em círculo. O educador chama um participante, que vai para o centro do círculo,
fazendo-lhe perguntas. Elas deverão ser respondidas corretamente sem empregar
as palavras “sim” e “não”. Se forem faladas, o participante sai do círculo.
Exemplos:
– Você está bem de saúde?
– Você é filho único?
– Viu algum filme no domingo?
Exemplos:
– Você está bem de saúde?
– Você é filho único?
– Viu algum filme no domingo?
2. HARMONIZAÇÃO INICIAL
3. ATIVIDADE INTRODUTÓRIA
Realizar o jogo: OUTRA CHANCE
- Riscar no chão uma linha sinuosa.
- Formar a fila das crianças e entregar à primeira uma colher e uma bolinha de isopor. Pedir que ela caminhe rapidamente sobre a linha traçada equilibrando a bolinha na colher.
- Quem não conseguir irá formando uma segunda fila para tentar outra vez, após o término da primeira fila. Pode-se dar mais de uma chance e aumentar um pouco a dificuldade como, por exemplo, segurar a colher acima da cabeça ou com o braço esticado.
Obs.: O objetivo do jogo é chamar a atenção para a outra chance a fim de vencer.
4-
ATIVIDADE REFLEXIVA
4.1- Dialogar com o grupo que, à semelhança do jogo, temos também muitas chances para nos melhorarmos. Nascemos, vivemos, morremos e Deus nos dá a “chance” de renascermos outras vezes. Em cada existência, temos a oportunidade de nos tornarmos melhores, o que mostra o amor de Deus por nós.
4.2- Narrar: A NOVA CHANCE
Fig.
1- Sueli era a filha única de um casal bondoso e trabalhador. Desde criança
demonstrou ser voluntariosa. Não lhe faltaram os conselhos, nem o carinho dos
pais. Entretanto, a menina, rebelde, desprezava-os, respondia mal e nunca se
interessava em cumprir seus deveres escolares.
O tempo passava e Sueli continuava a não aproveitar as oportunidades que seus
pais ofereciam.
Jovem ainda, adoeceu gravemente e desencarnou.
Ao despertar no mundo espiritual, sua consciência acusava-a da oportunidade perdida. Sueli sofreu muito. As respostas malcriadas que havia dado a seus pais ecoavam sem descanso em sua mente e sentia-as como verdadeiras flechadas no coração. Todos os momentos eram de angústia.
Um dia suplicou ao seu Espírito Protetor para que lhe fosse dada uma nova chance, reencarnando novamente, isto é, nascendo outra vez e crescendo para tornar-se uma boa menina.
Sueli conseguiu a nova chance, porém, não mais nas condições anteriores. Reencarnaria em outro lar, ficando órfã ainda menina. Cedo teria de trabalhar para pagar seus estudos. Vencendo essas dificuldades, ela teria um grande progresso espiritual. Sueli agradeceu, comovida, a nova chance, compreendendo a importância das lutas que teria de enfrentar.
Jovem ainda, adoeceu gravemente e desencarnou.
Ao despertar no mundo espiritual, sua consciência acusava-a da oportunidade perdida. Sueli sofreu muito. As respostas malcriadas que havia dado a seus pais ecoavam sem descanso em sua mente e sentia-as como verdadeiras flechadas no coração. Todos os momentos eram de angústia.
Um dia suplicou ao seu Espírito Protetor para que lhe fosse dada uma nova chance, reencarnando novamente, isto é, nascendo outra vez e crescendo para tornar-se uma boa menina.
Sueli conseguiu a nova chance, porém, não mais nas condições anteriores. Reencarnaria em outro lar, ficando órfã ainda menina. Cedo teria de trabalhar para pagar seus estudos. Vencendo essas dificuldades, ela teria um grande progresso espiritual. Sueli agradeceu, comovida, a nova chance, compreendendo a importância das lutas que teria de enfrentar.
Fig.
2- Alguns meses depois, renascia Sueli, em novo corpo, em outro lar.
Será que aproveitará bem a nova chance?
De que dependerá a vitória ou o fracasso?
De que dependerá a vitória ou o fracasso?
4.3- Estimular os participantes a comentarem o caso. Se ainda necessário, ressaltar que, quando apesar das chances, não nos esforçamos, aumentam as dificuldades e dores a fim de que elas nos libertem da “preguiça” de avançar no progresso espiritual.
5. ATIVIDADE CRIATIVA
5.1- Dividir o grupo em três subgrupos para uma apresentação relativa à história narrada.
5.2- Um dos subgrupos apresenta o primeiro momento (Sueli na vida em família), o outro apresenta o segundo momento (Sueli e seu Protetor no mundo espiritual) e o terceiro grupo, a vida de Sueli na nova encarnação, criando situações comuns da infância. Reler pausadamente a história, antes do início do trabalho em grupo, estimulando a imaginação das crianças a respeito das situações que estão sendo vividas por Sueli.
6- HARMONIZAÇÃO FINAL / PRECE
6.2- Fazer relaxamento e respiração da forma habitual. Pedir que visualizem um local bonito e tranquilo, que traga bem-estar.
6.2- Meditar: Sou um espírito imortal e a cada dia torno-me melhor.
7- AUTO-AVALIAÇÃO
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