sábado, 1 de fevereiro de 2014

"ESPIRITISMO KARDECISTA" ou "KARDECISMO"?

Por que não é certo designar os adeptos da Doutrina Espírita de "ESPÍRITAS KARDECISTAS" e nem o Espiritismo, como "ESPIRITISMO KARDECISTA" ou "KARDECISMO"?


A questão é muito simples e os motivos também. Vejamos as palavras do codificador e criador das nomenclaturas Espiritismo e Espíritas, Allan Kardec:

“Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim exige a clareza da linguagem para evitar confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras.” “Os adeptos do Espiritismo serão, Espíritas ou se quiserem Espiritistas. (1)

Vejam que de modo algum, ele aplicou as palavras: "Kardecista" ou "Kardecismo".

Agora vejam o que diz também os Espíritos:

“Este livro (O Livro dos Espíritos) é o repositório de seus ensinos, foi escrito por ordem e mediante ditado de Espíritos Superiores para estabelecer os fundamentos de uma filosofia racional. Nada contém que não seja a expressão do pensamento deles e que não tenha sido por eles examinado. Só a ordem e a distribuição metódica das matérias, assim como as nota e a forma de algumas partes da redação constituem obra d’aquele que recebeu a missão de os publicar”.

Nota-se que aqui os Espíritos disseram e afirmaram que são Eles os autores da nossa Doutrina, tendo o Sr. Allan Kardec a missão de ser o seu codificador e de publicar as obras básicas do Espiritismo. 

Portanto, quando EQUIVOCADAMENTE usamos os termos Kardecista e Kardecismo, estamos delegando a autoria da Doutrina Espírita à pessoa do codificador, o Sr. Allan Kardec, e não aos Espíritos COMO DE FATO O É.


Por: Regih Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário