quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O CAMINHO ESPIRITUAL



Um homem decidiu largar tudo o que tinha casa, esposa, filhos e propriedades para seguir um caminho espiritual junto a um grande sábio, que vivia na Índia.
O homem viajou 4000 quilômetros a cavalo, e após 8 meses de viagem, chega à região onde vive o homem santo.
Assim que chegou, viu o sábio e apresentou-se dizendo:
- Mestre sinto um desejo imenso de seguir um caminho espiritual, e rogo a ti que me aceite como discípulo.
O mestre olhou o homem e perguntou:
- Muito bem. Dar-te-ei toda a instrução necessária a fim de torná-lo um homem sábio e santo. Mas antes peço que me diga uma coisa…
- Claro mestre, qualquer coisa… respondeu o homem.
- Quanto você viajou para chegar até aqui? Perguntou o sábio.
- Aproximadamente 4000 quilômetros, respondeu o homem.
- Uma grande viagem ponderou o sábio. – E a que você renunciou para vir até aqui me seguir e iniciar sua nova vida espiritual?
- Renunciei a todas as minhas propriedades mestre.
- Muito bem, disse o sábio.
- Mas, além disso, acrescentou o homem. – Eu também deixei minha esposa e meus três filhos. No entanto, com a boa herança que lhes deixei, não será difícil eles conseguirem se sustentar, pois eu era um homem rico.
- Já entendi, disse o mestre. – Posso então lhe transmitir sua primeira e mais importante lição?
- Claro mestre, disse o homem transbordando de empolgação.
O sábio disse:
- Então meu primeiro ensinamento é este: volte para a sua casa, retome suas propriedades, e continue com a sua vida, pois é lá mesmo, no lugar onde você nasceu e cresceu, onde reside o terreno mais fértil ao seu desenvolvimento espiritual. Preste atenção no que vou lhe dizer. A maior viagem que podemos fazer é a viagem interior, para dentro de nós mesmos. A maior renúncia que podemos realizar é a renúncia de nós mesmos, de nossas tendências, apegos e do nosso ego ilusório. E nossos maiores instrutores e mestres são os nossos familiares, nossa esposa, filhos, pais e mães. Não há mestres melhores do que eles. A família é o espaço onde se dá os primeiros passos na educação para a eternidade. Por isso, retorne ao seu local original, e de lá mesmo, você seguirá seu caminho espiritual.
O homem agradeceu ao sábio, virou-se, e iniciou seu caminho de volta...

Hugo Lapa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário