quarta-feira, 19 de março de 2014

Evangelização Espírita para infância - Casa Espírita

 

OBJETIVOS: Levar a criança a sensibilizar-se para o Estudo acerca:

- Do que é a Casa Espírita;
- Do que a Casa Espírita oferece;
- Das atitudes e posturas que a Casa Espírita espera das crianças;
- Do por que estamos na Casa Espírita;
- O que estudamos na Casa Espírita?
- Como podemos ajudar, para que a Casa Espírita seja cada vez melhor para todos nós?
- Quais os nossos projetos para esse ano?

Crianças de 3 a 5 anos:
Nessa faixa etária, o Espiritismo, como opção religiosa, não tem significado para as crianças e nem podem ainda ter consciência do que significa Centro Espírita, Espiritismo, ser espírita, etc. Sua única ligação com esses assuntos é o fato de seus pais ou responsáveis as levarem para a evangelização, em função da opção religiosa própria dos pais.
A curiosidade das crianças está voltada para aquilo que seus pais ou responsáveis fazem e o local para onde vão, após deixá-los na evangelização, enquanto eles estão na “aulinha” da evangelização.

Crianças de 6 a 10 anos:
Nesta faixa etária, embora sem uma consciência precisa acerca do assunto, a maioria das crianças (exceto aquelas que estão iniciando sua frequência a um Centro Espírita) já tem uma razoável ligação com o Centro, através do setor a que pertencem – o da evangelização. No entanto, na maioria dos casos, embora haja exceções, a criança não fez a sua própria opção religiosa e o fato de estarem num Centro Espírita ainda decorre da opção de seus pais.
O Espiritismo, como religião, ainda não tem um significado bem claro para elas, sobretudo na faixa de 7 e 8 anos. A consciência que têm do que significa Centro Espírita, Espiritismo, ser espírita, etc. está sendo construída aos poucos, e é ainda muito dependente da atitude dos pais e do trabalho da evangelização, embora já tenham mais clareza do que na faixa etária de 3 a 6 anos.
Para os que estão iniciando a frequência ao Centro, tudo o que diz respeito ao Centro é novidade e desperta naturalmente a sua curiosidade. Quanto ao Espiritismo, ser espírita, etc., têm muito vaga ideia. Em alguns casos até os pais encontram-se nessa situação.


Sensibilização:

Dar boas vindas às crianças, perguntar como passaram as festas de fim de ano. Acolher com carinho e atenção, percebendo se há crianças novas na evangelização, fazer as devidas apresentações.
O que é um Centro Espírita?
      O Centro Espírita é um local onde se estuda e pratica o Espiritismo. Assim sendo, pode-se dizer que o objetivo de um Centro Espírita é oferecer oportunidade de estudo e prática do Espiritismo aos seus frequentadores.
Muitas de nossas crianças e jovens ou mesmo frequentadores e até trabalhadores não têm uma noção precisa do que seja um Centro Espírita, do que deve nortear seu funcionamento e o que está de acordo com a sua função. Daí a necessidade de se voltar sempre a esse tema.

O que é Espiritismo e quem são os espíritas?
A religião espírita ou Espiritismo surgiu em 1857, na França, quando foi publicado o livro chamado “O Livro dos Espíritos”, organizado pelo senhor Allan Kardec. Logo na Introdução I, Kardec escreve: “Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem os espiritistas. Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a doutrina espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta. Essa a razão porque traz no cabeçalho do seu título as palavras: Filosofia espiritualista”.
os espíritas são as pessoas que aceitam e seguem a religião espírita, isto é, são os adeptos do Espiritismo.
      São essas pessoas que fundam ou frequentam os Centros Espíritas e se dedicam a estudar e praticar o Espiritismo.
      Algumas pessoas, mesmo sem serem espíritas, procuram um Centro Espírita para conhecer o Espiritismo (a religião espírita), para buscar auxílio para problemas espirituais ou orientação para sua vida pessoal ou familiar, para seus amigos, etc.

         

Fonte: 
Evangelização Casa Espírita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário