segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Elucidações Espíritas - A Fé diante das provas e expiações



Será a Terra um lugar de gozo, um paraíso de delícias?   Já não ressoa mais aos vossos ouvidos a voz do profeta?
Não pronunciou ele que haveria prantos e ranger de dentes para os que nascessem nesse vale de dores?
Esperai, pois, todos vós que aí viveis causticantes lágrimas e amargo sofrer e, por mais agudas e profundas sejam as vossas dores, volvei o olhar para o Céu e bendizei ao Senhor por ter querido experimentar-vos... (Santo Agostinho)
Qualquer estudioso da Doutrina Espírita confirmará as palavras de Santo Agostinho, que nos alerta para que não condicionemos nossa felicidade à ausência da dor. Dor esta, própria do Planeta em que no momento habitamos.
Aqui sofremos todos, moralmente, socialmente, fisicamente...
No entanto é necessário aprender a procurar a felicidade não na satisfação de nossos desejos diante da vida, mas no desejo de compreender o que a vida espera de nós.
Para isso necessitamos do remédio seguro para o sofrimento: a Fé.
Melhor ainda se esta estiver estribada na razão, através dos conhecimentos que nos são ofertados pela Doutrina Espírita.
Que nos permite compreender que todas as atribulações terrestres são abençoadas lixas grossas a desbastarem imperfeições mais grosseiras depurando nossas almas.
Não há, portanto, porque encarar de forma pessimista as atribulações humanas, se delas necessitamos para evoluir.

Necessário se faz tocar o barco, sem esmorecimento. Mesmo contra o vento da adversidade, é possível avançar com segurança pelos mares da Vida
simplesmente ajustando os velames existenciais com a manivela da Fé.
"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos Céus." (Mateus, V: 5,6 e 10). Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. V.

 “Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e NADA vos será impossível." (Mateus, XVII: 14-19) Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XIX.

(Redação: Roseli Gazito - postado em 12/07/2010 - Texto extraído do livro "Bem Aventurado os Aflitos", de Richard Simonetti. Fontes de consulta: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap. V.)



 Fonte: Centro Espírita Vinhas do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário