sexta-feira, 25 de julho de 2014

O quanto é válida a nossa fé inabalável?


Muitas vezes durante o percurso da nossa jornada evolutiva, nos fechamos em alguma “fé inabaláveis". 
Quando eu era criança acreditava que quando uma chave caia no chão, era um aviso de algo que iria acontecer e eu precisava tomar cuidado, meu pai sempre falava isso e eu passei a acreditar. Quando eu perguntava o porquê? Meu pai dizia que simplesmente era assim, ele sabia porque uma voz no pensamento lhe disse, então eu criei a minha fé inabalável. Agora, pode essa fé ser colocada frente a frente à razão? No meu entender não, pois é uma fé cega e não uma fé raciocinada.
Por isso que temos a Doutrina dos Espíritos, composta pelas obras de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), A Gênese (1868).
Por que o codificador Allan Kardec dividiu as obras básicas da Doutrina dos Espíritos nestes livros? Porque nesses livros temos os esclarecimentos necessários para formarmos o nosso conjunto de crenças, fé, de forma a entender os motivos, ou seja, através da razão. 
Então se nos perguntamos: Deus existe? Por quê? Encontramos no Livro dos Espíritos as respostas. Se nos perguntamos: Como Deus criou a Terra? Demorou 7 dias? No livro A Gênese tem os esclarecimentos. Se nos perguntamos: Como Adão e Eva povoaram toda a Terra? Temos os esclarecimentos no A Gênese. E afinal de contas, quando nos perguntamos, mas por que tudo isso, e como os espíritos evoluem? Nas obras básicas encontramos os esclarecimentos, nos mostramos às etapas de evolução do nosso espírito, nos mostrando de onde vem a nossa energia, os nossos fluidos, do que somos formados.
Então a questão essencial é: Imagine que Deus lhe criou e a resposta que você tem do modo que adquiriu a sua alma é: Deus soprou no meu ouvido e criou a minha alma. Vamos pensar um pouco frente a frente com a razão: Desde quando deus sopra? Que figura de linguagem é essa afinal de contas? Estamos no Jardim de Infância para ouvirmos estórias imaginativas? Através das respostas, nos deparamos com a Doutrina dos Espíritos que nos esclarece sobre todo o processo de evolução até adquirirmos a individualidade, o espírito e a alma.
E o melhor de tudo isso meus amigos, é que todos os esclarecimentos estão colocados de forma fraternal, somado a consolos, que nos apoiam nos momentos difíceis e que precisamos da ajuda dos nossos amigos espirituais.
De toda forma, a melhor fé é aquela que nos faz uma pessoa melhor, seja ela uma fé cega, ou uma fé racionalizada, mas, para aqueles que como eu se sentem melhor tendo condições de raciocinar, entender, para formar o nosso conjunto de crenças e ter mais condições de ser uma pessoa melhor, então eu lhes convido: Vamos estudar e aplicar a doutrina do Espiritismo nas nossas vidas.
Busquem a paz,


Equipe Instituto Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário