segunda-feira, 24 de março de 2014

Atitude e Ponderação



Desde o nascimento vivemos cercados de seres que farão  parte da nossa existência na vida corpórea. Iniciamos nossa vida social na família e esse círculo vai se expandindo cada vez mais, conforme a idade do ser.
Depois da família vem à convivência com os colegas de escola, mais tarde com os colegas de trabalho, em seguida a constituição de uma nova família, e assim esse leque vai se ampliando.
Ocorre que cada ser é uma individualidade, com ideias e pensamentos diferentes. Por essa razão surgem os conflitos, pois cada um quer impor suas ideias e pensamentos, julgando-se o senhor da verdade.
Sabemos que não é esta a realidade.
Nosso conhecimento é infinitamente pequeno diante de Deus e do Universo. 
A convivência com os outros é o meio de exercitarmos nossas virtudes e aprendermos o respeito mútuo.
Assim, jamais tomemos atitudes de desdém ou qualquer julgamento com relação às ideias dos outros, pois não temos todo o conhecimento das verdades da vida e acima de tudo demos respeito uns aos outros. 
De qualquer modo, passemos todas as ideias que nos cheguem pelo crivo da razão.
Essa é a atitude de uma pessoa sensata.
Sejamos ponderados em nossas ações e atitudes, mesmo diante das ofensas e agressões a nós dirigidas.
Muitas vezes aquele que ofende e fere não tem noção do que faz.
São diversos os graus de entendimento e conhecimento.
Muitas vezes, ao tomarmos uma atitude impensada diante da ofensa ou agressão, acabamos por nos excedermos, revidando de uma forma proporcionalmente maior.
Usemos o silêncio e o tempo a acalmar-nos a alma, pois estes são os melhores conselheiros que podemos ter num momento de descontrole.
Diante de uma atitude a ser tomada por nós, usemos da ponderação, pois assim, evitaremos aborrecimento e dor no futuro.
Lembremo-nos do que nos recomendou o Mestre Jesus: “Vigiai e orai”.
Vamos orar?

Ó Deus!
Preciso aceitar que certos problemas não são resolvidos de pronto, conforme a minha vontade.
Esta necessidade de espera, como no caso do problema que estou enfrentando, aperta-me o coração, angustia-me.
A situação exige o meu domínio, mas vou superá-la.
Necessito para tal das forças de suporte que me podes dar.
Consola-me saber, desde logo, que mesmo a maior complicação sofre mudanças através do tempo, acomoda-se, resolve-se.
Por isso, quero dar tempo para que Tu ajas.
Dá-me paciência, firmeza e uma forte confiança que me acalme o espírito.
Com a Tua energia, penetrando em mim, torno-me capacitado a esperar com tranquilidade e confiança.
Coloco-me à disposição do Teu amor, convencido de que a solução que vier é a que achaste melhor para mim;
Obrigado Senhor!

Livro: Preces do Coração
Autor: Lourival Lopes 



Nenhum comentário:

Postar um comentário