sexta-feira, 23 de agosto de 2013

ANJOS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA



      Os nossos anjos da guarda são espíritos com os quais tivemos algum tipo de relacionamento afetivo em outra vida?
      Não necessariamente são ligados ao nosso pretérito, mas geralmente são afetos do nosso coração, muitas vezes seculares.

      Quem realmente são os anjos? São espíritos familiares? O que foram eles? Eles já estiveram na Terra?
      Anjo é um espírito superior. Espíritos familiares são os que se ligam a nós por laços mais ou menos duráveis. São bons, porém muitas vezes pouco adiantados e mesmo um tanto levianos (leia O Livro dos Espíritos, questão 514). Eles são como nós, criaturas de Deus, percorrendo caminhos semelhantes aos nossos, sendo que eles nos antecedem em progresso. Sem dúvida eles já estiveram encarnados na Terra em muitas oportunidades.

      Como é feita a designação dos anjos da guarda? Quem irá tomar conta de quem?

      Geralmente, um espírito adiantado solicita a missão de espírito protetor, e conforme as suas possibilidades, esta missão lhe é concedida. Ele é motivado a solicitar essa missão pelo amor que sente pelo seu tutelado.

      Mas nossos anjos, além de nos aturar, não possuem outras atividades mais úteis no plano espiritual? Ou só vivem tentando nos orientar?
      Eles possuem também outras tarefas. Quando se afastam do seu tutelado, outro espírito o substitui temporariamente. Como podemos fortalecer nosso anjo da guarda
para não sermos perturbados pelos obsessores. Orientar os nossos pensamentos, palavras e atos para o bem. Na medida que conseguimos isto, mais nos ligamos a nosso espírito protetor e afastamos de nós os obsessores ou espíritos não interessados no bem.

      E como podemos “afinar” nosso relacionamento com o espírito protetor?
      Além dos nossos pensamentos e conduta, orando.

      Poderemos, um dia, na marcha evolutiva, nos transformar em anjos da guarda de alguém?
      Todos nós chegaremos a ser anjos, é da Lei do Progresso. A missão de anjos da guarda nos caberá quando conquistarmos as virtudes imprescindíveis e a sabedoria que esta missão requer. Podemos ter uma ideia da distância que nos falta percorrer, analisando do os nossos sinais de impaciência, ansiedade etc. que observamos no nosso cotidiano. Quantas horas nós conseguimos permanecer na fila de um banco sem um pensamento de contrariedade?

      Quando pedimos ajuda a eles, como é feito o intercâmbio da Terra até o plano espiritual?
      Pelo pensamento. Ele se propaga através do Fluido Universal percorrendo distâncias quase que infinitas.

      Os anjos podem falhar em suas missões? E se falharem, o que acontece?
      Quando nos referimos a anjos, entendemos espíritos puros que não estão sujeitos ao que nós entendemos por erros. Os espíritos familiares ou ainda guias ou protetores, não sendo espíritos perfeitos, estão sujeitos a erros, mas as consequências destes não afetam seus tutelados.

       Podemos, sempre que quiser, entrar em contato com nossos anjos da guarda, quando em desdobramento (projeção, viagem astral)? Como verificar a veracidade do ocorrido, ou seja, como saber se quem se diz o meu anjo da guarda é realmente ele?
      Podemos entrar em contato através do pensamentos e da prece. Quanto ao desdobramento, tudo depende das possibilidades do encarnado. Quanto à veracidade podemos analisar o cunho moral de seus conselhos: Ele sempre nos orientará para o bem.

      Poderíamos empregar, para nos referir a esses bondosos companheiros, os termos guia espiritual e espírito guardião?
      Podemos. Dentro da hierarquia das missões de amparo, auxílio e proteção, existe uma variedade de prepostos. Mas há um espírito que está mais perto de nós, que podemos considerar o nosso protetor.

      Existe uma ligação mais forte, mais frequente entre nosso espírito protetor e nós até os sete anos de idade?
      A questão é muito ampla. O espírito encarnado, até os sete anos de idade, possui uma maior sensibilidade devido a seu perispírito não estar plenamente ligado ao
corpo físico. Acontece também que até esta idade muitos encarnados são amparados por espíritos protetores “especializados” em criaturas dessa faixa de idade.

      Nosso anjo da guarda está com a gente 24 horas por dia? Ou tem vezes que podemos estar em perigo, ou na iminência dele, e temos que invocá-lo?
      O espírito protetor está ligado permanentemente a seu tutelado através do pensamento. Em situações de perigo, o espírito protetor perceberá de imediato o fato.
      Poderemos também evocá-lo, e, com isto, conseguimos uma maior ligação mental com ele, que, através da inspiração, nos auxilia em momentos difíceis.

      Anjos guardiões podem se comunicar quando querem ou somente com a permissão do Plano Maior?
      Chico Xavier nos diz : “O telefone toca de lá pra cá”, ou seja o espírito pode entrar em contato conosco sempre que o desejar, mas nem sempre o nosso pensamento é receptivo as suas mensagens.

Portal do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário