sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Que é Mediunidade?


“Mediunidade é a faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos. Não é um poder oculto que se possa desenvolver através de práticas rituais ou pelo poder misterioso de um iniciado ou de um guru.” (“Mediunidade-Vida e Comunicação” - J. Herculano Pires)

Sendo uma faculdade humana a Mediunidade existe, em potencial, em cada um de nós, independente do nível intelectual e moral, embora se desenvolva naturalmente nas pessoas de maior sensibilidade para a captação mental e sensorial das coisas e fatos do mundo espiritual que nos cerca e nos afeta.
...
Assim como acontece com a inteligência, e as demais faculdades humanas, a mediunidade se desenvolve no processo de evolução e relacionamento que o Espiritismo denomina “Educação Mediúnica”.

Embora dispondo todos nós da faculdade mediúnica, em diferentes graus, o Espiritismo considera médium toda pessoa que sabe usar a sua mediunidade. Os médiuns ajudam os espíritos esclarecidos a executarem certas tarefas na Terra, porque os espíritos só podem atuar sobre a matéria por meio de um instrumento material.

Bem sabemos que em redor de nós há: ignorância, miséria, lágrimas, feridas, dores e erros. É por meio dos médiuns que os espíritos nos instruem, suavizam a miséria, enxugam as lágrimas, cicatrizam as feridas, mitigam as dores, corrigem os erros. Graças à mediunidade nós, habitantes da Terra, damos as mãos aos que habitam o plano espiritual e trabalhamos juntos na construção do majestoso reino de Deus.

Cada médium serve os espíritos de acordo com o grau e a variedade da sua mediunidade. Assim, dentre eles destacam-se os seguintes: médiuns de efeitos físicos, médiuns falantes, médiuns escreventes, médiuns audientes, médiuns videntes, médiuns intuitivos médiuns inspirados, médiuns curadores...

O desenvolvimento da mediunidade ou educação mediúnica tem por objetivo precípuo fazer com que o médium aprenda a usá-la corretamente evitando-se assim os riscos inconvenientes, para si próprio e para o seu ideal desempenho. Deve ser realizada sob eficiente orientação e em um Centro Espírita que mereça inteira confiança.

Para ser bem sucedido o médium deve cultivar certas virtudes, tais como: paciência, perseverança, boa vontade, humildade e sinceridade.

Obs: quando falo em ser bem sucedido não falo em um médium que irá receber aplausos e júbilos, mas sim ser bem sucedido perante Deus e a Espiritualidade Superior.
Amigos de Chico Xavier


Nenhum comentário:

Postar um comentário