OBJETIVO:
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Reconhecer
que a individualidade sobrevive à morte.
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Propor
um jogo de equilíbrio. As crianças tentarão equilibrar nas mãos, nos pés ou em
outra parte do corpo, garrafinhas plásticas com um pouco de areia (ou pequenas
bolas, bastões pequenos de madeira etc.).
2.
HARMONIZAÇÃO INICIAL
Apresentar
às crianças o anexo 1 com os desenhos de uma roupa em bom estado e outra toda
rasgada.
Perguntar:
Qual
a roupa que não serve mais para vestirmos? Por quê?
O
que devemos fazer com a roupa toda rasgada?
4.1
Perguntar às crianças se já tiveram algum parente que morreu. Pedir que usem as
figuras da atividade anterior para representar o que aconteceu com o corpo e o
espírito quando esse parente morreu. Falar no assunto de forma natural e
habilidosa, dada à sutileza da questão.
4.2-
Narrar à história: JUNITA
4.3-
Avaliar a compreensão através das perguntas:
a- Qual a notícia que Mariazinha recebeu pelo telefone?
b- O que a professora falou ao ver Mariazinha triste?
c- Você acha que Junita ouviu a prece de Mariazinha? Por quê?
a- Qual a notícia que Mariazinha recebeu pelo telefone?
b- O que a professora falou ao ver Mariazinha triste?
c- Você acha que Junita ouviu a prece de Mariazinha? Por quê?
4.4-
Esclarecer que os lugares onde moram os que já morreram também têm casas,
escolas, jardins. Quanto mais bondosa a pessoa viveu na Terra, mais bonito
o lugar onde seu espírito vai morar.
5.1-
Ensinar a fazer dobraduras (modelos no final) usando papel de revista.
5.2-
Pedir que as crianças montem um mural com as dobraduras, recorte e colagem,
fazendo jardins e pessoas do local onde Junita foi morar.
6.1-
Com as crianças aquietadas, pedir que observem a luz de uma vela acesa. Depois,
apagar a vela e dizer:
Pense
nessa luz dentro do seu coração...
É
a luz do amor que você sente...
Mande
com seu pensamento um raiozinho dessa luz de amor para um coleguinha.
Obs.: Conforme
a idade e a experiência das crianças, pode-se sugerir que ela mande o raiozinho
de amor para alguém que já desencarnou.
6.2-
Meditar:
Mando
um raio do meu amor para...
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7. AUTO-AVALIAÇÃO
Fig.
1- Mariazinha
acordou e logo sentiu-se triste. Chovia tanto, que as ruas estavam cheias d
água. Ninguém conseguia sair de casa.
Mariazinha
estava triste porque, naquela manhã, sua mãe tinha prometido levá-la para visitar
Junita, uma coleguinha que estava no hospital muito doente. Eram tão
amigas!
Mariazinha
entendeu que, com aquela chuva, não podia sair de casa para a visita.
Obediente,
foi brincar com seus irmãos.
Fig.
2- De
tarde, o telefone tocou e Mariazinha recebeu a notícia de que sua coleguinha
tinha morrido. A menina ficou muito triste. Chorou. Pensava assim: “Coitadinha
dela, desapareceu; nunca mais Junita poderá brincar, nem estudar, nem me dar um
abraço...”
Fig.
3- No
dia seguinte Mariazinha continuava triste. Sua mãe chamou-a e falou:
–
Mariazinha, não fique assim! Junita, ao morrer, perdeu apenas o seu corpo; mas
seu Espírito continua a viver. O “eu-luz” continuará brilhando porque ela é a
mesma menina boa que sempre foi. Mariazinha lembrou-se do que aprendera sobre
Jesus. Ele também continuou a viver e a nos ajudar depois de ter “morrido” na
cruz. A mãe de Mariazinha continuou a explicar:
–
Deus, nosso Pai do Céu, criou muitos lugares, para onde vão as pessoas que
morreram aqui na Terra. E as crianças boas, como Junita, vão morar em lugares
bonitos e felizes. Muitas vezes, os que “morreram” nos visitam, sem que os
vejamos. Quando dormimos, podemos encontrar-nos com eles. Mariazinha
compreendeu como o Pai do Céu é bom! Ele tudo faz para sermos felizes.
Naquela
noite, ao deitar-se, Mariazinha pensou firmemente em sua amiga.
E,
com um sentimento de amor, orou assim:
Fig
4- “Amigo
Jesus, o corpo de Junita morreu, mas sei que minha amiga continua a viver em
outro lugar. Peço que ela se sinta feliz e possa receber o meu abraço”.
Depois
disso Mariazinha dormiu tranquilamente. Sentiu que Junita ficou feliz com a sua
oração.
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