Os
maus Espíritos pululam ao redor da Terra, como consequência da inferioridade
moral de seus habitantes. Sua ação malfazeja faz parte dos flagelos com os
quais a humanidade se vê a braços aqui embaixo. A obsessão, que é um dos
efeitos dessa ação, como as moléstias e todas as tribulações da vida, devem,
pois, ser consideradas como uma prova ou uma expiação, e aceitas como tais.
A
obsessão é a ação persistente que um mau Espírito exerce sobre um indivíduo.
Apresenta caracteres muito diferentes, desde a simples influência moral sem
sinais exteriores sensíveis, até à perturbação completa do organismo e das
faculdades mentais. Oblitera todas as faculdades mediúnicas; na mediunidade
auditiva e psicográfica, ela se traduz pela obstinação de um Espírito a se
manifestar com exclusão de todos os outros.
Assim
como as moléstias são o resultado das imperfeições físicas que tornam o corpo
acessível às influências perniciosas exteriores, a obsessão é sempre a
decorrência de uma imperfeição moral, que dá entrada a um mau Espírito. A uma
causa física, opõe-se uma causa física; a uma causa moral, será preciso
contrapor uma causa moral. Para se preservar das moléstias, fortifica-se o
corpo; para garantir-se contra a obsessão, será preciso fortificar a alma; daí
resulta, para o obsedado, a necessidade de trabalhar para sua própria melhoria,
o que geralmente basta, na maior parte dos casos, para o desembaraçar do
obsessor, sem o auxílio de pessoas estranhas. Tal socorro torna-se necessário
quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão, pois então o paciente
perde por vezes a sua vontade e o seu livre-arbítrio.
A
obsessão é quase sempre o fato de uma vingança exercida por um Espírito, e que
mais frequentemente tem sua origem nas relações que o obsedado teve com ele, em
uma existência precedente.
No
caso de obsessão grave, o obsedado está como que envolvido e impregnado de um
fluido pernicioso que neutraliza a ação dos fluidos salutares, e os repele. É
do fluido que será preciso desembaraçar-se; ora, um mau fluido não pode ser
repelido por um mau. Por uma ação idêntica à do médium curador no caso de
moléstia, será preciso expulsar o fluido mau com o auxílio de um fluido melhor.
Esta
é a ação mecânica, porém que nem sempre basta; será preciso, também, e acima de
tudo, agir sobre o ser inteligente ao qual é preciso ter o direito de falar com
autoridade, e esta autoridade não é dada senão à superioridade moral; quanto
maior é esta, maior a autoridade.
Mas
nem tudo se resume nisso: para assegurar o livramento, será necessário levar o
Espírito perverso a renunciar a seus maus desígnios; é preciso fazer nascer
nele o arrependimento e o desejo do bem, com o auxílio de instruções habilmente
dirigidas, em evocações particulares feitas com a finalidade de sua educação
moral; então pode-se ter a doce satisfação de livrar um encarnado e de converter
um Espírito imperfeito.
A
tarefa se torna mais fácil quando o obsedado, compreendendo a situação, traz
seu auxílio de vontade e de oração; não é assim quando o doente, subjugado pelo
Espírito enganador, se ilude a respeito das qualidades de seu dominador, e se
compraz no erro em que este o mergulhou; pois, então, longe de auxiliar, ele
repele toda assistência. É o caso da fascinação, sempre infinitamente mais
rebelde que a subjugação mais violenta. (O Livro dos Médiuns, cap. XXIII).
Em
todos os casos de obsessão, a oração é o mais poderoso auxiliar para agir
contra o Espírito obsessor.
Na
obsessão, o Espírito atua exteriormente por meio de seu perispírito, que ele
identifica com o do encarnado; este último se encontra então enlaçado como numa
teia e constrangido a agir contra sua vontade.
Na
possessão, em lugar de agir exteriormente, o Espírito livre se substitui, por
assim dizer, ao Espírito encarnado; faz domicílio em seu corpo, sem que,
todavia este o deixe definitivamente, o que só pode ter lugar na morte. A
possessão é assim sempre temporária e intermitente, pois um Espírito
desencarnado não pode tomar definitivamente o lugar de um encarnado, dado que a
união molecular do perispírito e do corpo não pode se operar senão no momento
da concepção (Cap. XI, nº 18).
O
Espírito, em possessão momentânea do corpo, dele se serve como o faria com o
seu próprio; fala por sua boca, enxerga pelos seus olhos, age com seus braços,
como o teria feito se fosse vivo. Já não é mais como na mediunidade falante, na
qual o Espírito encarnado fala transmitindo o pensamento de um Espírito
desencarnado; é este último, mesmo, que fala e que se agita, e se o conhecemos
quando vivo, reconheceríamos sua linguagem, sua voz, seus gestos e até a
expressão de sua fisionomia.
A
obsessão é sempre o resultado da ação de um Espírito malfeitor. A possessão
pode ser o feito de um bom Espírito que quer falar e, para fazer mais impressão
sobre seus ouvintes, toma emprestado o corpo de um encarnado, que este lhe cede
voluntariamente tal como se empresta uma roupa. Isso se faz sem nenhuma
perturbação ou incômodo, e durante esse tempo o Espírito se encontra em
liberdade como no estado de emancipação, e com mais frequência se conserva ao
lado de seu substituto para o ouvir.
Quando
o Espírito possessor é mau, as coisas se passam por outro modo; ele não toma emprestado
o corpo; ele se apodera dele, se o titular não tem força moral para resisti-lo.
Ele o faz por maldade dirigida contra o possesso, a quem tortura e martiriza
por todas as maneiras até pretender fazê-lo perecer, seja por estrangulamento,
seja empurrando-o ao fogo ou outros lugares perigosos. Servindo-se dos membros
e dos órgãos do infeliz paciente, ele blasfema, injuria e maltrata os que o
rodeiam; entrega-se a excentricidades e atos que têm todos os caracteres da
loucura furiosa.
Os
fatos desse gênero, em diversos graus de intensidade, são muito numerosos, e
muitos casos de loucura não têm outra causa senão essa. Muitas vezes, dão-se ao
mesmo tempo desordens patológicas, as quais não são senão consequências, e
contra as quais os tratamentos médicos são impotentes, enquanto subsistir a
causa inicial. O Espiritismo, fazendo conhecer esta fonte de uma parte das
misérias humanas, indica o meio de as remediar: este meio é agir sobre o autor
do mal, que, sendo um ser inteligente, deve ser tratado pela inteligência. (1)
A
obsessão e a possessão são mais frequentemente individuais, mas por vezes são
epidêmicas. Quando uma nuvem de maus Espíritos se abate sobre uma localidade, é
como quando uma tropa de inimigos vem invadi-la. Neste caso, o número de
indivíduos atingidos pode ser considerável. (2)
(1)
Exemplos de curas de obsessões e de possessões; "Revue Spirite",
dezembro, 1863, pág. 373; janeiro de 1864, pág. 11; junho de 1864, pág. 168;
janeiro de 1865, pág. 5; junho de 1865; pág. 172; fevereiro de 1866, pág. 38; junho
de 1867, pág. 174.
(2)
Foi uma epidemia desse tipo que atacou a vila de Morzine, na Saboia (ver o
relato completo dessa epidemia na "Revue Spirite" de dezembro de
1862, pág. 353; janeiro, fevereiro, abril e maio de 1863, páginas 1, 33, 101,
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