segunda-feira, 2 de maio de 2016

Cada coisa a seu tempo



Uma das principais características do atual momento da história da humanidade é a extrema rapidez com que as coisas acontecem. Com os avanços ocorridos especialmente com os transportes e as telecomunicações, hoje em dia podemos interagir com qualquer parte do mundo, ou tomar ciência de qualquer acontecimento em uma fração de segundos.
Mais do que isso, hoje temos plena consciência de que um fato ocorrido em um ponto distinto do globo, em uma situação aparentemente desconexa, pode influir diretamente em nosso dia-a-dia tanto positiva quanto negativamente posto que nossas relações (não somente no campo econômico) estão interligadas em complexas redes.
Essa tamanha agilidade nas interações sociais tem – evidentemente – uma série de pontos positivos. Contudo podemos notar que esse ritmo de vida vertiginoso que nos é imposto traz também algumas consequências negativas, tais como uma extrema ansiedade e uma falsa expectativa de que tudo deve se resolver de forma imediata.
Como as alterações são muito velozes, muitas vezes nos falta um mínimo tempo de assimilação, o que acaba agravando a angústia e o desconforto.
Essa crise de identidade que muitos de nós passamos ao ver o mundo mudando quase que a cada instante sem conseguirmos acompanhá-lo exacerba-se grandemente para aqueles que veem a realidade somente aos olhos da matéria, posto que tal visão é extremamente limitada e não é capaz de propiciar uma existência plena e equilibrada. A obrigação que alguns se impõem de vencer – exclusivamente no sentido material – a qualquer custo e da forma mais rápida possível gera uma série de distorções que são absolutamente maléficas para a sociedade.
A Doutrina Espírita nos permite o desenvolvimento de uma visão de mundo mais ampla e harmônica. Possibilita-nos ter a calma e a paciência necessárias para percebermos que as coisas devem acontecer em seu tempo certo, de nada adiantando nos desesperarmos acreditando que tudo deva se passar do nosso jeito ou no momento em que pretendemos.
Propicia também que façamos a percepção de que apesar de os bens materiais serem necessários à nossa manutenção aqui na Terra, há outros bens muito mais valiosos que devemos procurar conquistar, quais sejam os de ordem espiritual.
Para bem podemos assimilar e superar essas constantes mudanças que nos colocam à prova em nosso cotidiano, o mais importante é que tenhamos nossos pensamentos e atitudes sedimentados sobre uma forte base moral. Se essa base for suficientemente sólida jamais nos abalaremos, não importando o tamanho da tempestade ou das mudanças que vamos enfrentar.
Não podemos esquecer que todas as experiências que vivenciamos aqui na Terra são necessárias e importantes para o nosso aprendizado e nossa evolução. Contudo, sua utilidade será muito maior se ocorrerem no momento propício.
Ademais, partindo dessa perspectiva mais ampla e de ordem espiritual, passamos a ter a certeza de que teremos tantas chances quantas forem necessárias para fazermos o aprendizado que necessitamos, sendo muito mais válido que isso se dê de forma gradual, ainda que lenta a fim de que esteja bem sedimentado.
Logo, não há razão para nos angustiarmos com relação ao porvir. Devemos ter a coragem e a paciência necessárias para esperar, na certeza de que no momento certo – quando a situação estiver suficientemente madura – poderemos dela extrair todo o aprendizado possível, independentemente das alterações que tenham havido em nosso entorno.


http://serespirita.com.br/cada-coisa-a-seu-tempo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário