quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A Justiça Divina



É bom à gente esclarecer isso sempre por aqui!

"A Justiça Divina, segundo a concepção espírita, não é ditada por um tribunal remoto e de tipo humano, mas exclusivamente pela consciência do réu."

José Herculano Pires
Professor e estudioso da Doutrina Espírita.

Em O Livro dos Espíritos, 3º livro, cap. I - A Lei Divina ou Natural, vemos algumas perguntas e respostas de Kardec com os Imortais que nos esclarecem sobre a Justiça Divina. Para haver Justiça, deve haver leis, e onde se encontram estas leis? Quais são as mais confiáveis? Quem passa estas leis? Qual o caminho/guia mais seguro que Deus ofereceu ao homem?

621. Onde está escrita a lei de Deus?

— Na consciência’.

621. a) Desde que o homem traz na consciência (1) a lei de Deus, que necessidade tem de que lhe revelem?

— Ele a tinha esquecido e desprezado: Deus quis que ela lhe fosse lembrada.

622. Deus outorgou a alguns homens a missão de revelar a sua lei?

_ Sim, certamente; em todos os tempos houve homens que receberam essa missão. São Espíritos superiores, encarnados com o fim de fazer progredir a Humanidade.

623. Esses que pretenderam instruir os homens na lei de Deus não se enganaram algumas vezes e não os fizeram transviar-se muitas vezes através de falsos princípios?

— Os que não eram inspirados por Deus e que se atribuíram a si mesmos, por ambição, uma missão que não tinham certamente os fizeram extraviar; não obstante, como eram homens de gênio, em meio aos próprios erros ensinaram frequentemente grandes verdades.

624. Qual é o caráter do verdadeiro profeta?

– O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus. Podemos reconhecê-lo por suas palavras e por suas ações. Deus não se serve da boca do mentiroso para ensinar a verdade.

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e de modelo?

— Vede Jesus.
 (O Livro dos Espíritos, Allan Kardec)
_____________
Aquele que diz ser ou pretende ser Espírita, que a risco deve seguir e cumprir os mandamentos confirmados por Jesus Cristo nosso Modelo e Guia, deve ter em mente que não adianta tentar burlar o mundo quando não podemos burlar a nós mesmos...
Sonegar impostos, espalhar histórias falsas e difamatórias, armar ponto de queda para o próximo, sabotar algo ou alguém, nada disso adianta, pois a nossa consciência nos acompanhará para onde quer que formos. Inclusive quando desencarnamos, é ela que dá forma ao Espírito, que na realidade não a tem.
Quando conseguimos viver aqui na Terra com a consciência repousando em travesseiro tranquilo, pois nada existe que nos faça pensar que estamos no erro, assim seremos nós quando estivermos do outro lado da vida.
Se erramos, o erro ficou marcado em nossa consciência, e chegada a nossa hora veremos que de nada adianta correr, brigar e erra por coisas efêmeras, enquanto a realidade da vida não é encontrada no meio físico ou material e sim no meio espiritual, através dos sentimentos que nutrimos por alguém e aqueles que este alguém nutre por nós, o quanto conseguimos amar, respeitar e tolerar e o quanto conseguimos nos melhorar dentro da oportunidade misericordiosa que Deus nos deu!
Que possamos viver com a certeza de que não haverá um juiz de becas, um recinto cheio de promotores, nem advogados... E sim a nossa consciência e tudo o que nela ficou marcada!
As imagens das pessoas que amamos e aquelas que tínhamos débitos e não conseguimos cumpri-los, as imagens dos nossos atos bons e dos nossos atos ruins, todos da nossa consciência, aparecerão de forma clara para o Espírito, que não mais terá as distrações e vicissitudes da Terra, que muito distraem e não permitem que a consciência tome o 1º lugar na vida do Ser Humano.
Que possamos refletir e fazer o melhor sempre!
Em nossa consciência está a Justiça Divina!

José Herculano Pires
Professor e estudioso da Doutrina Espírita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário