sábado, 11 de abril de 2015

Conhecimento do futuro


LE150 - Estudo Sintético de "O Livro dos Espíritos"
LIVRO DOS ESPÍRITOS - Allan Kardec. 
Tema: Conhecimento do futuro
(Estudo 150 de 193)



a) O futuro não pode ser ao homem revelado, somente o permitindo Deus em casos raros e excepcionais, pois se o conhecesse o homem negligenciaria do presente e não obraria com liberdade, dado que seria dominado pela ideia de que uma determinada coisa tem de acontecer.

b) Quando o conhecimento do futuro facilita a execução de uma coisa em vez de atrapalhar, Deus permite que seja revelado, a fim de obrigar o homem a agir de modo diverso que faria se não lhe fosse feita essa revelação. A perspectiva de um acontecimento pode sugerir pensamentos bons ou inspirar bons sentimentos.
Se a predição não se cumpre, a maneira como suportará a decepção por não ocorrer o previsto constituir-se-á numa prova, que ele triunfará ou não, conforme suportá-la.

c) Mesmo sabendo Deus se o homem passará ou não pela prova, essa será sempre necessária para dar ao homem a responsabilidade pela sua ação, uma vez que tem a liberdade de fazer ou não determinada coisa.
Dotado da faculdade de escolher entre o bem e o mal, a prova tem por efeito submetê-lo à tentação do mal, embora saiba Deus se ele se sairá bem ou não.

d) Kardec faz uma comparação para facilitar o entendimento da questão, citando uma situação comum em nosso cotidiano: por muita capaz que seja um estudante, por mais certeza que tenha de que se sairá bem na prova, não se lhe confere grau algum sem o exame, sem que à prova se submeta. O que acontece na vida espiritual.

e) Vemos, portanto, como salienta Kardec, quão sábia é a Providência ao ocultar do homem o conhecimento do futuro. A certeza de um acontecimento venturoso o levaria à inação; a de um acontecimento infeliz, ao desânimo. Ambas as situações o paralisariam, tolhendo sua iniciativa e o seu livre-arbítrio. A fatalidade dos acontecimentos impediria o homem de exercer suas faculdades, daí não lhe ser permitido conhecer o futuro, salvo em casos excepcionais.



Fonte: Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário