terça-feira, 11 de novembro de 2014

POR QUE SOFREMOS? NINGUÉM PASSA POR ALGO QUE NÃO MEREÇA!




Por que sofremos? Por que enfrentamos situações tão difíceis em nossas vidas? Será que merecemos tais provações? Estes questionamentos parecem não ter sentido, pois sabemos que todas as dificuldades por que passamos são resultados de nossas más ações do passado. Entretanto, quando a dor nos atinge, caímos em desespero, revoltamo-nos e dificilmente sabemos aceitá-la com resignação.
A dor é uma dádiva divina. Não é um castigo, mas um aprendizado. Se estamos aqui, encarnados, em um planeta de expiação e provas, é para que aprendamos a suportar, humildemente, os tormentos desta existência. E não nos esqueçamos que a maioria de nossas aflições do presente são resultados dos caminhos errados que trilhamos nesta mesma encarnação. Infelizmente, é mais fácil culpar o destino...
A dor surge da ausência do amor. Se nos dispuséssemos a amar nosso próximo como a nós mesmos, o resgate de nossas dívidas seria amenizado. Mas ainda somos muito egoístas, incapazes de dispormos de nossos prazeres materiais para auxiliar nossos irmãos que se encontram em dificuldades. Nossa dor é sempre a pior. E se tornará cada vez maior enquanto não voltarmos nossos olhos às pessoas menos favorecidas que nós.
Lembremos, ainda, que pela lei da ação e reação, “à toda ação, corresponde sempre uma reação de mesma intensidade e em sentido contrário”. Entretanto, Deus que é só amor, contraria até as leis da física, pois, se tivéssemos que pagar com a mesma intensidade por todo mal que fizemos, nossos padecimentos não teriam fim! Os poucos obstáculos que nos são colocados no caminho, são necessários para o nosso crescimento, para a iluminação de nossa alma e para que cheguemos o mais rápido possível ao Reino de Deus.
É importante que compreendamos a dor; que saibamos que ela é importante em nossas vidas. Muitas vezes, por temê-la em demasia, alargamos nossos sofrimentos e perdemos oportunidades de sermos felizes. É preciso que saibamos enfrentar todas as situações com coragem e fé. Confiemos nosso destino a Jesus. Quantas vezes negamos Seu auxílio, quantas vezes Ele está querendo colocar um pouco de mel em nossas vidas e, por medo de sofrer, não aceitamos sua oferta.
Não sabemos o que o futuro nos reserva. Caiamos uma, duas, dez vezes, mas continuemos buscando nossa felicidade. Se ao primeiro tropeço, nos acovardarmos e não quisermos mais prosseguir em nossa jornada, estancaremos o sangue do corpo mas condenaremos nossa alma a viver na escuridão.
O pensamento é a fonte geradora de energia que nos direciona no caminho que desejamos trilhar.
Não importa o quanto o negativismo ou o mundo a nossa volta esteja repleto de nuvens negras.
Não importa o quanto às pessoas desacreditem de si mesmas e deixem o desânimo tomar conta, fazendo com que esta energia negativa se espalhe ao nosso redor.
O importante é o que aprendemos com estas situações e o quanto a revertemos para o Bem.
O que importa é a paz que reina em nossos corações.
Somente o equilíbrio, a confiança no Pai e a certeza de dias melhores, nos fará aptos e preparados, não apenas para nos ajudar, mas também auxiliar os nossos irmãos de jornada.


Instituto Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário