sexta-feira, 21 de novembro de 2014

DIA DA IMORTALIDADE


O dia de Finados leva sempre a algumas reflexões, naturais da condição humana carnal. Surgem perguntas: onde estarão nossos "mortos"? Continuarão existindo? Saberão ainda quem são, quem somos? O que aconteceu com os sentimentos que tinham por nós em vida? Os veremos outra vez? Quando?
Muitas religiões afirmam a continuidade da vida após a morte, mas nem todas conseguem fazer entender como acontece. Há as que mencionam um sono considerado eterno, que cessará num julgamento final que não se sabe quando ocorrerá; outras citam a possibilidade do retorno ao Todo Universal, esgotando nossa individualidade; outras falam do céu e do inferno, separando para sempre os que um dia se amaram, mas escolheram rotas distintas. Há, portanto, N possibilidades segundo N religiões, do que pode ocorrer após a morte.
O Espiritismo, esse bendito Consolador, veio de forma clara dar algumas respostas, e mesmo que não convença a todos, ao menos faz pensar quão bom será se as coisas acontecerem como ele explica.
Sim, a morte não é o fim, é somente uma etapa, um momento de passagem de um estado material para um estado espiritual, com objetivo evolutivo.
Sim, nossos mortos continuam existindo com a energia, a vida que antes possuíam, e que nos fez amá-los: não perdem sua individualidade.
Sim, eles sabem quem são, porque viveram, porque partiram naquele momento e daquele modo, sabem quem somos e a importância que temos em suas existências... Sentem saudades, pensam em nós assim como sentimos o mesmo por eles.
Sim, seus sentimentos permanecem bons ou maus conforme os alimentaram, pois a morte não faz milagres nem santifica ninguém, a desencarnação dá uma nova perspectiva e novas oportunidades para o ser, assim como o renascimento também o faz.
Sim, os veremos outra vez, muitas vezes, se entre nós e eles houverem sentimentos verdadeiros, interesse sincero, afetos reais - e os veremos quando for o momento apropriado, o que pode ser hoje, amanhã, daqui a décadas, jamais teremos que esperar uma eternidade para revê-los.
A morte liberta a alma assim como a gaiola aberta liberta o pássaro.
O pássaro voa para céus mais altos.
A alma voa para lugares de sua afinidade.
O pássaro pode voltar à gaiola.
A alma pode renascer.
Se a alguém convém mentalizar seus "mortos" no cemitério, será lá que eles responderão à saudade e preces, indo ao encontro dos pensamentos afetuosos. Contudo, que ninguém se equivoque, lá não é a sua morada, seu lugar preferido, ou espaço físico em que preferem estar.
Ao sentir saudade, pensar neles, orar por eles em casa, na praça, no ponto de ônibus, será nesses lugares que eles virão ao nosso encontro para nos abraçar. Não existem barreiras senão as vibracionais, a impedirem os espíritos de se moverem para onde desejam. E se chamados, poderão responder com sua presença.
Excluamos a morte enquanto fim, de nosso entendimento.
Dia de Finados é dia de louvar a Vida, de comemorar a Imortalidade, é mais um dia em que podemos mandar nosso afeto atravessar o Universo para chegar até os que queremos bem.


Vania Mugnato de Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário