quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dia Nacional do Espiritismo


No Brasil, a data 18 de abril representa mais uma conquista da Doutrina dos Espíritos. Nesse dia, é comemorado oficialmente o Dia Nacional do Espiritismo, cujo significado rememora o trabalho incessante de Espíritos encarnados e desencarnados na disseminação dos princípios morais libertadores, ensinados pelo Cristo.
Um dos fatores que auxiliaram no desenvolvimento da ideia de se criar essa data comemorativa foi o de que o Brasil é a maior nação espírita da atualidade. Ressalta-se que a justificativa para essa criação não se restringiu somente à quantidade de adeptos, mas, sobretudo, pelos resultados proporcionados por essa doutrina ao campo assistencial. Como expoente nesse ramo, foi destacado o médium Francisco Cândido Xavier, cujas obras sociais são reconhecidas em âmbito nacional e internacional. Outro ponto favorável para estabelecimento dessa comemoração foi o fato de o Espiritismo defender o respeito pelas demais religiões e preconizar indiscriminadamente a fraternidade entre os indivíduos, além de conduzi-los no sentido do crescimento comportamental, moral e espiritual.
O dia 18 de abril foi escolhido como forma de se fazer alusão à data de lançamento de “O Livro dos Espíritos” (1857), de Allan Kardec, cujo conteúdo encerra os princípios fundamentais do Espiritismo. Adicionalmente, esse livro serviu de base para o desdobramento de mais quatro obras: O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868). Juntas, essas cinco obras constituem a denominada Codificação do Espiritismo.

Para saber mais sobre o parecer do Senado Nacional acerca do Dia Nacional do Espiritismo, acesse o seguinte endereço eletrônico:

Nenhum comentário:

Postar um comentário