terça-feira, 27 de maio de 2014

Mania de "tudo certinho"?!



O que me fez escrever hoje foi justamente para desabafar sobre as consequências das "pequenas mudanças" que tive que fazer em minha vida e o que as pessoas mais próximas acham de mim a partir disso, CHATA?!

Bom, o porquê das mudanças:

Uma das metas colocadas para nós assim que iniciamos o estudo do COEM foi à transformação moral que deveríamos aplicar em nossas vidas começando por coisas simples como praticar a caridade, ser mais tolerantes compreensivos e, principalmente, mais fraternais. 
Não pretendia ser radical nas mudanças ao ponto de ser intolerante, até porque estaria em sentido contrário aos meus propósitos, mas às vezes receio parecer "chata" com a mania de "tudo certinho"... 
Passarei alguns exemplos para que possam entender meu dilema:
§     Sempre devolvo o troco que me é dado a mais. Por vezes ouço: "A empresa é rica, não precisa disso!"
§     Tento não julgar as pessoas.
§     Por mais desagradável que seja o acontecimento, é tempo de agradecer, afinal, poderia ser tão pior que talvez eu não tivesse forças para suportar...
§     Deixo os apressadinhos passarem à frente sem xingá-lo ou desejá-los algo de ruim. Antes eu tentava mostrar o dedo (coisa feia!), mas como nunca mostrava o dedo certo, desejava então que batessem num poste!
§     Prefiro ter só canal aberto a ter um "gato net". Tenho Sky, mas não canso de ouvir coisas como: "Por que pagar se pode ter de graça?"
§     Não gosto do culto que se faz à bebida em excesso (o beber até cair). Nada contra as "pessoas", mas sim ao ato de se embebedarem. Aliás, não gosto de bebida alcoólica em quantidade nenhuma...
§     Não gosto de piadas racistas, pois acho que são brincadeiras que machucam (somos todos irmãos!)
§     Tenho respeito pelas "Testemunhas de Jeová", que, por mais que nos incomode a sua insistência, eles estão fazendo o que acham certo, neste caso, tentar nos converter. Antes eu os tratava com aspereza, mas agora entendo que dentro de sua religião, isso é muito importante, então devemos respeitá-los, não há necessidade de "bate-boca religioso", isso não nos levaria a nada construtivo.
Se eu for colocar aqui todas as minhas "manias espíritas" como dizem aqui em casa... esse post seria longo...
Sabe, eu me sinto bem em tentar fazer a coisa certa, mas às vezes acho que isso incomoda as pessoas, principalmente quando digo que é errado e eu não gosto. Já ouvi até uma conversinha assim: "Não fala perto dela, pois sabe que não vai concordar!"
Não vou desistir de tentar progredir, e com muita paciência vou envolvendo todos nessa ideia do "tudo certinho". Só peço a Deus que me dê sabedoria para que não os afaste ao invés de envolvê-los...

Ana Souto
Fonte: Olhar Espírita


Nenhum comentário:

Postar um comentário