sexta-feira, 16 de maio de 2014

A INSPIRAÇÃO DE LÉON DENIS NO CAMAROTE


A influência da música em nós é muito maior do que se imagina e reveste-se das mais diferentes formas. O médium e filósofo Léon Denis, considerado um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Kardec, relata:
 “Quando eu tinha que fazer uma conferência em uma grande cidade, por mais de uma vez aconteceu dirigir-me, na véspera, à noite, a algum teatro lírico...
Lá, escondido no fundo de um camarote, completamente isolado, eu me desinteressava de tudo o que se passava na sala ou no palco, para me deixar embalar pela obra musical. Sob a ação combinada dos instrumentos e das vozes, uma onda de ideias crescia em meu cérebro, um desabrochar de pensamentos e de imagens surgia das profundezas do meu ser. E, nesses momentos, eu determinava o meu tema com uma riqueza de matérias, uma profusão de argumentos, uma abundância de formas e de expressões que eu não poderia ter encontrado no silêncio e que nem sempre se apresentavam em minha memória no momento oportuno. Os sons graves e profundos agem sobre nós de tal maneira que o melhor de nós mesmos se exterioriza. A alma se desprende e sobe até as fontes vivas da inspiração."

Fonte: O Espiritismo na Arte, de Léon Denis. Lachâtre, 1994.

Publicado no jornal Correio Fraterno - Edição 455 - janeiro/fevereiro 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário