segunda-feira, 31 de março de 2014

O Sublime Triângulo

 

Elucidações Espíritas 

A Ciência, a Filosofia e a Religião constituem o triângulo sublime sobre o qual a Doutrina do Espiritismo assenta as próprias bases, preparando a Humanidade do presente para a vitória suprema do Amor e da Sabedoria no grande futuro.
Recorramos, assim, a três vigorosas sínteses da Codificação Kardequiana, para comentar, com mais segurança o tríplice aspecto de nossos princípios redentores.
Com a Ciência, asseverou o grande missionário “A fé sólida é aquela que pode encarar a razão, face a face."
Com a Filosofia, afirmou: “Nascer, viver, morrer e renascer de novo, progredindo sempre, tal é a lei."
Com a Religião, disse bem alto: “Fora da Caridade não há salvação."
Não será justo assim, em nosso movimento libertador da vida espiritual prescindir da Ciência que estuda, da Filosofia que esclarece e da Religião que sublima.
Buscando a verdade, colheremos o conhecimento superior; conquistando o conhecimento superior penetraremos as faixas da evolução; e absorvendo-lhes a claridade divina, compreenderemos que somente pela caridade, que é o amor puro, é que viveremos em harmonia com a justiça imutável, erguendo-nos, enfim, à gloriosa ascensão.
Abracemos, pois, em nossa fé santificante o trabalho paciente da pesquisa honesta e a construção do entendimento para que a fraternidade cristã possa insculpir em nós mesmos a viva pregação do ideal que esposamos, no serviço aos outros, e que significa serviço a nós mesmos.
Em suma, instruamo-nos e amemo-nos, uns aos outros, descerrando o coração ao sol da bondade infatigável e incessante, e o Espírito da Verdade nos tomará na Terra por instrumentos preciosos na edificação do Reino de Deus.


Emmanuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário