quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Qual a visão do Espiritismo sobre Lúcifer?


Lúcifer, segundo a bíblia, seria um anjo que se revoltou contra Deus e por isso foi expulso do céu, certo. Pois bem vamos analisar o caso usando a lógica e a razão e é claro os ensinamentos do Cristo. Vamos analisar os seguintes pontos:

1º - Jesus nos ensinou que de uma árvore boa jamais sairá um fruto mal, Ok!

2º - Aquele que já atingiu a perfeição, em hipótese alguma voltará a ser imperfeito, isso é o que nos diz a lógica e a razão e é também o que nos ensinam os espíritos superiores, Ok!

4º - Deus é onisciente, ou seja, Ele sabe se algo vai ser útil, se vai da certo, se algum dia irá se bom ou ruim, mesmo antes desse algo existir, ou seja, de ser criado. Visto que é Ele Deus o Criador de todas as coisas, ou seja, "Causa primeira de todas as coisas" como nos foi revelado pelos espíritos em o Livro dos Espíritos Cap. - I.

5º - Deus é infinitamente perfeito em todas as suas características e atribuições, portanto qualquer que seja a qualidade de bondade que possamos imaginar Deus a possui ao infinito. Assim podemos concluir de que Ele é uma arvore infinitamente boa, certo?

6º - Para ser classificado como anjo, o Espírito tem que atingir o seu grau máximo de perfeição, ou seja, ser perfeito em tudo aquilo que representa a bondade, o amor, a humildade, resignação, benevolência etc. e lembre-se uma vez tendo desenvolvido essas virtudes em si mesmo o espírito não pode voltar a ser mal, pois a evolução é sempre para cima, um espírito não pode retrogradar o seu processo evolutivo, não existe retrocesso nesse processo o que pode existir é que o espírito pode estacionar, mas nunca voltar à estaca zero.

Agora vamos à representação de Lúcifer:

1º - Ele é a representação de tudo o quanto é maldade, mesquinharia, mentira, crueldade, egoísmo, orgulho, vaidade, violência etc., ou seja, tudo o quanto pudermos imaginar de mal, Ele é a representação.

Agora as perguntas a serem feitas são:

1 - Como poderia um anjo que já atingiu o seu grau máximo de perfeição voltar à estaca zero uma vez que é impossível a aquele já se aperfeiçoou ao máximo voltar a ser mal? 

2 - Se ele foi criado por Deus, como poderia ter se tornado tão ruim, uma vez que sendo Deus uma árvore infinitamente boa não pode gerar um fruto extremamente mal?

3 - Sendo Deus onisciente, mesmo antes de ter criado o Lúcifer ele já saberia de toda a bagunça que ele iria fazer, certo, portanto quem em sua sã consciência criaria algo que de antemão já se sabe que não vai servir para nada de bom, ou pior, servirá apenas para fazer o mal? Você criaria uma criatura dessas se tivesse esse poder?

4 - Tendo você os seus filhos amados, você jogaria no meio deles uma criatura capaz de disseminar a discórdia e a desunião entre todos os seus filhos?

Lúcifer na visão Espírita significa simplesmente uma forma alegórica de representar o mal que ainda existe no nosso planeta, ou seja, ele representa o grau máximo de inferioridade moral dos espíritos imperfeitos, que ainda se comprazem na maldade. Os demônios são espíritos muito imperfeitos cheios de inveja, crueldade, ódio, rancor e que justamente por ainda estarem extremamente imperfeitos acham que são os donos da verdade totalmente distorcida pelas suas imperfeições e paixões doentias. Deus sendo a causa primeira de todas as coisas não poderia de forma alguma ter criado seres unicamente destinados para o mal. Ele criou a todos os espíritos simples e ignorantes, ou seja, simples como são as coisas da natureza e ignorantes no sentindo de que os espíritos ou almas quando criadas não possuem conhecimento algum, nem mesmo a consciência de sua própria existência. A todos Deus deu e dá as mesmas oportunidades para que esses espíritos possam evoluir, ou seja, construir através dos seus próprios esforços, a sabedoria, através do desenvolvimento intelectual e moral. 
O que acontece é que enquanto alguns se enveredaram pelo caminho do bem e das virtudes logo nos primeiros momentos de consciência de si mesmo, outros se encaminham pelo caminho do mal das coisas fáceis, dos vícios mundanos e se comprazem com isso. Os primeiros atingem mais rápido a perfeição se tornando anjos e arcanjos ou espíritos puros, os últimos permanecem mergulhados num mar de ignorância e maldade, portanto demoram muito mais tempo para se aperfeiçoarem, entretanto todos mais dia menos dia atingirão a perfeição. Pois se assim não for poderíamos dizer que Deus falhou em algumas de suas criações e isso é o mesmo que admitir que ele não é perfeito.   


VALDEMAR NERO GARCIA

Fonte: Organização de Jovens Espíritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário