terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TRATANDO COMO ESPÍRITO ETERNO


(Este conto é baseado em um caso real)

Uma mulher, já de meia idade, estava muito desgastada em seu casamento. Conforme os anos foram passando, seu marido se tornara extremamente agressivo. Chegava à casa do trabalho sempre de mau humor, irritado, e algumas vezes embriagado. Frequentemente berrava, e exigia que sua esposa fizesse tudo para ele, mas ele quase nada fazia em benefício dela. A vida sexual de ambos era praticamente inexistente. O casamento já estava por um fio e a mulher a beira de um colapso nervoso.
Foi conversar com um monge, que diziam muito sábio, sobre sua situação. Ela explicou tudo e o monge disse:
- Você tem duas opções. Ou separa-se dele ou pode fazer uma coisa que vou orienta-la a fazer. Mas permanecer neste casamento apenas por comodismo só vai causar mais mal ainda a ambos.
A mulher refletiu por uma instante e disse:
- Sim, eu vou me separar, mas quero tentar uma última solução. Por favor, me explique o que posso fazer.
- Pois bem, disse o monge. Todas as pessoas possuem um lado egoísta, interesseiro, materialista, e um lado humano, fraterno, elevado e divino. Suas brigas com ele demonstram que você o está tratando como uma pessoa e exigindo dele reações que só tocam seu lado inferior. Passe, a partir de agora, trata-lo como um ser espiritual, como uma alma vivente num corpo. Por mais que ele a trate mal, responda com amor, com carinho, e faça as coisas que ele gosta. Inicialmente ele pode ficar bem irritado com sua tranquilidade, mas insista e trate-o como seu coração desejar e não de acordo com seus interesses terrenos.
A mulher sentiu-se tocada por estas palavras, e voltou a sua residência. No mesmo dia à noite, preparou um jantar do jeito que seu marido gostava, arrumou tudo, e aguardou ele chegar. Ao chegar do trabalho, ele estava um pouco embriagado, e começou reclamando do serviço. A mulher, muito afetuosa, pediu que ele se sentasse a mesa para comerem juntos.
O marido sentiu que algo estava diferente. Por algum motivo se irritou, e começou a reclamar da esposa. Sua irritação chegou a um nível tal, que ele arremessou copos e pratos na parede. A mulher, impassível e tranquila, ficou em silêncio, e apenas recolheu os estilhaços de vidro do chão. Ele continuou aos berros com ela, mas a mulher nada disse, ficou apenas ouvindo ele, com atenção, e disse:
- Meu amor, seja o que for que eu tenha feito contra você, agora prometo melhorar. Eu te amo e quero seu bem.
O homem ficou bastante surpreso, e foi desarmado pela reação amorosa de sua esposa. Ficou um pouco mais calmo, mas mesmo assim, ainda sob o efeito da bebida, continuou resmungando.
Nos dias e semanas seguintes ocorreram situações semelhantes. O homem chegava estressado, irritado, e descontava toda a sua raiva na esposa. A mulher sentia-se muito mal, irritada, mas sempre que sentia raiva, procurava acalmar-se e não revidar no mesmo nível, mas ao contrário, seguia as orientações do monge, que sugeriu que o tratasse não como personalidade humana, mas como um espírito eterno, uma luz em desenvolvimento na matéria. A mulher então continuou tratando-o amorosamente, ouvindo-o, dando afeto e transmitindo paz a ele, mesmo em meio a gritos, acusações, reclamações e agressões verbais.

Mais uma semana se passou e a mulher preparou um jantar impecável para o marido. E mais uma vez o marido chegou estressado do trabalho, mas dessa vez um pouco mais tranquilo. Sentou-se a mesa aborrecido com algo. Ele a tratava com irritação e ela sempre devolvia a agressão com palavras amorosas e tranquilas. Passou-se um tempo, e ele estava agora em silêncio. Permaneceu em silêncio por quase meia hora durante o jantar. De repente, olhou para baixo, e começou a chorar copiosamente, soluçava de tanto chorar… estava em prantos profundos. A mulher estava espantada com tudo aquilo, pois quase nunca o havia visto chorar em 30 anos de casamento. Então ele disse:
- Meu Deus! O que eu fiz esse tempo todo com você? Você é uma mulher maravilhosa e eu não percebi isso em todo esse tempo. Estive te tratando muito mal, gritando, te criticando, cheguei até a te agredir fisicamente, mas você não merece nada disso. Você é uma pessoa muito boa e estou muito arrependido de ter feito isso. Peço que me perdoe.
Nesse momento, a mulher também desatou a chorar. Ambos se abraçaram forte e ficaram cerca de dez minutos chorando abraçados. A partir deste dia, seu marido tonou-se uma pessoa bem diferente. Ainda sentia o estresse do trabalho e ainda conservava um pouco de irritação, mas a qualidade da vida do casal melhorou muitíssimo e o matrimônio foi salvo.
A mulher foi conversar com o monge e contou como tudo ocorreu. Ela então perguntou ao monge:
- Mas por que ele mudou assim? Como eu consegui transforma-lo?
O monge respondeu:
- É bem simples. Você se desligou do nível de sua personalidade humana, e passou a trata-lo como um espírito eterno, uma alma universal que passa por experiências humanas. Você acessou esse nível dele, com amor e paz, e ajudou-o a despertá-lo. No momento em que você o tratava como ser espiritual, e não como homem terreno, você permitiu que sua própria alma se expressasse, e não seu ego limitado. Sempre que regamos uma plantinha com água e sol, ela desabrocha. A alma humana precisa ser regada com amor e luz, e igualmente ela desabrocha.

Autor: Hugo Lapa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário