terça-feira, 17 de dezembro de 2013

SOCORRER OS SOFREDORES



Meus bons amigos, quando o frio chegou e tudo falta em casa dessa brava gente, porque não viria eu, vosso antigo condiscípulo, vos lembrar da palavra de ordem, a palavra caridade? Daí, tudo quanto pode dar o coração, em palavras, em consolo, em cuidados. O amor de Deus está em vós, Espíritas, se souberdes cumprir o mandato que vos é confiado.
Nos instantes livres, quando o trabalho vos deixa o repouso, procurai aquele que sofre moral ou fisicamente; a um dai esta força que consola e fortalece o Espírito, a outra dai aquilo que sustenta e faz calar, tanto as apreensões da mão cujos braços estão desocupados, quanto o lamento da criança que pede pão.
As geadas vieram; uma brisa fria rola a poeira: em breve a neve. É a hora em que deveis marchar e buscar. Quantos pobres envergonhados se ocultam e gemem em segredo, sobretudo o pobre de luto, que tem todas as aspirações e sente as primeiras necessidades. Para aqueles, meus amigos, agi com prudência: que a vossa mão alivie e cure, mas, também, possa a voz do coração apresentar delicadamente o óbolo que penosamente pode ferir o amor-próprio do homem bem educado. Repito-o: é preciso dar, mas saber dar bem. Deus, o dispensador de tudo, oculta os seus tesouros, as suas espigas, as suas flores e os seus frutos; entretanto, os seus dons, que secreta e laboriosamente germinaram na seiva do tronco e da haste, nos chegam sem que sintamos a mão que os dispensou. Fazei como Deus; imitai-O e sereis abençoados.
Oh! Como é belo e bom ser útil e caridoso, saber erguer-se, erguendo os outros, esquecer as pequenas necessidades egoístas da vida para praticar a mais nobre atribuição da humanidade, a que nos torna verdadeiros filhos do Criador!
E que ensinamento para os vossos! Vossos filhos vos imitam; vosso exemplo dá frutos, porque todo ramo bem enxertado é abundância. O futuro espiritual da família depende sempre da forma que derdes a todas as vossas ações.
Eu vo-lo digo e nunca seria demais repetir: ganhareis espiritualmente se derdes e consolardes. Porque Deus vos dará e vos consolará em seu reino, que não é deste mundo. Neste, a família que honra e bem diz o seu chefe inteligente nesta parcela de realeza que Deus lhe concedeu é uma atenuação de todas as dores que acompanham a vida. Adeus, meus amigos, sede todo amor, todo caridade.


 (Espírito de Sanson - R. E. 1863)

Nenhum comentário:

Postar um comentário