segunda-feira, 28 de outubro de 2013

AMOR

PRECE INICIAL: Pai Nosso

TEMA: AMOR

Objetivos: Conscientizar a criança sobre o que é fazer o bem.
             Entender que o amor é um sentimentos puro.
             Saber que através das boas ações e pensamentos beneficiamos ao próximo, mas também a nós mesmos.
 
Atividades: Narrar à história: UMA LUZINHA CHAMADA AMOR
              Corações para as crianças colorirem com frases de incentivo
                 
Metodologia: Dialogar com o grupo, promovendo a reflexão:
                  – O que é ser bom?
                  – Todos nós podemos praticar o amor ao próximo?
                  – Por que Deus deu uma luzinha para cada um de nós?
                  - Por que a luzinha pode se apagar?
                  - O que devemos fazer para nossa luzinha brilhar sempre?
                  - Por que devemos cuidar sempre de nossa luzinha?

Esta é a história de uma garotinha chamada Juju.
Um dia, ela estava brincando no quintal quando, de repente, um garotinho muito pobre, de olhar triste, apareceu no portão e ficou observando-a.


A pequenina se inquietou com seu olhar tristonho e perguntou:
- Por que você está triste?
E o menino respondeu:
- É que eu não tenho nenhum brinquedo, e minha mãe disse que somos pobres e ela não pode me dar nada.


E Jujú, num impulso, deu-lhe a bola com que brincava, dizendo:
- Não fique triste, pois agora você tem uma bola novinha!


E o menino, transbordando alegria, deu-lhe um grande abraço e disse:
- Muito obrigado! Vou agora mesmo brincar com meus irmãozinhos.                                         
E Jujú, feliz da vida, entrou em casa correndo para contar à mamãe o que havia acontecido, mas não precisou, pois a mamãe havia assistido a tudo pela janela.


A pequena, desconcertada, falou:
- Mamãe, eu dei a bola que a senhora me deu para o menino que estava triste! E a mamãe, surpresa com tal ato, perguntou:
- Por que você fez isso, meu amor?


E ela respondeu:
- Porque ele estava triste, e a bola deixou ele feliz. Mamãe, muito orgulhosa, deu um abraço em Jujú e disse:
- Meu bem fico feliz com o seu ato de bondade, e desejo que sua luz, daqui para frente, brilhe cada vez mais.
- Que luz é essa mamãe? Perguntou Jujú curiosa.
E mamãe respondeu docemente:
- Meu amor, quando Papai do Céu nos criou, ele colocou uma luzinha dentro do nosso coração e disse: você vai morar aí para sempre. E a menina perguntou:
- E eu tenho uma luzinha no coração?
- Tem sim, todos nós temos, disse a mamãe.


- E como é essa luzinha? - perguntou Jujú.
E sua mãe respondeu:
- Ela é pequenina e pura, mas pode ficar diferente. Jujú, confusa, perguntou:
- Como assim, mamãe? E mamãe respondeu: 
- É o seguinte: essa luzinha pode ficar feliz e brilhar, bem como ficar triste e apagada; depende apenas dos nossos pensamentos e atos.


Jujú perguntou ansiosa: - E como é que eu faço para minha luz brilhar e ficar feliz?
- Cada vez que fazemos ou sentimos alguma coisa de bom, ela fica feliz e radiante, mas quando fazemos algo ruim, ela fica apagada e triste; por isso Papai do Céu diz que devemos fazer o bem. Pois ele fica feliz quando nossa luz brilha, e triste quando ela se apaga.



- E tem gente com a luzinha apagada? - disse Jujú.
E mamãe completou: - Tem sim, mas não é para sempre, pois Papai do Céu ensinou que toda luzinha do mundo, cedo ou tarde, vai brilhar muito, e quando isso acontecer todo mundo vai ser muito feliz.


 E Jujú, olhando o próprio peito, perguntou:
- Mamãe, como minha luzinha está agora? E mamãe respondeu, com ternura:
- Está brilhando como nunca, e Papai do Céu está muito feliz por isso, pois você está cuidando muito bem da sua luz.




- E essa luzinha tem nome? - perguntou Jujú; E mamãe respondeu, emocionada:
- Tem sim, seu nome é AMOR.
 E as duas se abraçaram felizes.


                                                                                              Clecy Petrilo 

Prece final


"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros."


Nenhum comentário:

Postar um comentário