sábado, 21 de setembro de 2013

VISÃO DA SEMANA SANTA, SEGUNDO E ESPIRITISMO

Uma reflexão da visão Espírita e Semana Santa.

O Espiritismo é a única religião que possui três aspectos, que envolve o religioso, científico e filosófico. Ou seja, o Espiritismo faz a ligação do homem a deus, por isso a nossa conceituação é que ela passa primeiro pelo tríplice aspecto. Além disso, definimos Deus como sendo a inteligência suprema, a causa primeira de tudo e, a partir daí, qualquer que seja as considerações filosóficas ou religiosas, estamos dentro. Portando, não separamos a religião do espiritismo.. Que reflexões podemos retirar da questão semana santa e doutrina espírita? Em primeiro lugar a doutrina espírita não adota práticas especiais neste feriado de cunho religioso, como também em outros, portanto, não há celebração especial nesta data por parte do movimento espírita, embora haja atitude de respeito às expressões de fé instituídas no Brasil há séculos.. A visão do espírita da semana santa é bem clara, porém respeitamos todas as crenças religiosas.

Na doutrina espírita, sabemos que a morte é consequência do processo de reencarnação, que não tem nenhuma conotação especial a não ser à volta para o mundo espiritual e, portanto não há necessidade de se relembrar sempre com tristeza a data.. E a Páscoa para nós espíritas, representa uma reflexão mediante a nossa libertação espiritual, sendo um sentido bem mais amplo. Por isso não vemos a necessidade de ser este um dia de feriado, para nós espíritas, Jesus é mestre por excelência, é um educador que ensina-nos como agir rumo ao sumo bem. Não seria o derramamento do sangue que teria significado, mas toda sua trajetória que ensina-nos como vencermos-nos, como agirmos como filhos de Deus..

A trajetória caracterizada pela Semana Santa seria a desconstrução das verdades adotadas até aquela data. Jesus inaugura uma nova fase pautada na compreensão de Deus que é Pai, Misericordioso, que acolhe os que sofrem, que não desampara e o próprio Jesus que traz como marca maior o servir e o amar ambos como exercício da humildade..Jesus desconstrói verdades recolocando em seu lugar a outras, por isto a humanidade não conseguiu suportá-lo. Nestes dias fica a reflexão para todos nós cristãos: já temos construído tais princípios em nossa vida? Se hoje ainda reconhecemos a dimensão do desafio de ser cristão, avaliemos naquela época. Por isto Jesus falava a todos nós, reconhecendo a importância das reencarnações futuras, porque sabia que ainda não poderíamos suportar sua mensagem.


Fonte: Falconi Espiritismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário