quinta-feira, 22 de agosto de 2013

COMPAIXÃO

PRECE INICIAL: Pai Nosso

 TEMA: Compaixão

Objetivo: - Sensibilizar a criança sobre as diversas oportunidades de auxiliar as pessoas que encontram em seu dia-a-dia.
- Estimular o evangelizando a refletir sobre a importância de não cultivar no coração quaisquer tipos de preconceitos (raça, religião e/ou crença, cor, etc.).
- Destacar que a Parábola* exemplifica os ensinamentos de Jesus, como a caridade e a humildade, duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho.
- Conscientizar o evangelizando sobre a importância de praticar a caridade com desprendimento e humildade.
- Evidenciar que a caridade é o amor em ação e está ao alcance de todos, independe da crença, condição financeira ou posição social.                            
- Identificar que a prática do Bem e a ajuda sincera ao semelhante é a melhor maneira de expressar a nossa gratidão a Deus e a Jesus pelo muito que deles recebemos, sempre.
- Ressaltar que toda a caridade que praticamos, devemos praticar com amor e sem esperar que o beneficiado nos retribua.


Atividade: Contar a parábola: O Bom Samaritano
                
Metodologia: ESCREVER NO QUADRO: “Quem é o meu próximo?”
  São nossos familiares, nossos amigos e nossos irmãos em humanidade.
  Antes de narrar o final da parábola, interferir perguntando: Qual dos três (o sacerdote, o levita ou o samaritano) foi o próximo do pobre homem que caiu em poder dos ladrões?
Jesus contou essa história para que entendamos que deveríamos amar a todos, e não apenas os familiares e amigos; para que tenhamos compaixão sem distinção alguma, seja de raça, religião, posição social ou intelectual, etc.
O que é ter compaixão?
Compaixão é o mesmo que misericórdia ou Piedade, e esta é irmã da Caridade, como nos diz o Espírito Michel em O Evangelho Segundo o Espiritismo; “sem compaixão não há caridade”. Compaixão é se colocar no lugar da pessoa que está passando por um problema. É imaginar se o que ela está passando fosse comigo. Ter compaixão é viver o problema da pessoa, ajudando-a, colaborando com ela, fazendo o que for possível por ela.
Jesus nos ensina com a Parábola do Bom Samaritano, que devemos fazer o mesmo que o bondoso samaritano, estar sempre prontos para socorrer quem sofre, sem qualquer indagação ao necessitado.
Nunca perguntar, nunca procurar saber coisa alguma daquele que você pode e deve auxiliar. Não se interesse em saber se a pessoa necessitado é espírita ou católico, se é judeu ou protestante, se é pessoa branca ou de cor, rica ou pobre, importante ou não, e se também é seu amigo ou não. Não se interesse em saber quais as idéias que ele professa. Não cultivemos no coraçãozinho os odiosos preconceitos de raça, de religião ou de cor. Que você olhe apenas as feridas ou necessidades de quem sofre, para auxiliar. Enxergar somente a dor do próximo, para aliviá-la.

Reflexão: Esse é o verdadeiro sentido do seu ensinamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.”
               Jesus deseja que imitemos o Bom Samaritano. É Jesus quem pede ao nosso coraçãozinho: “Vá e faça o mesmo”, sempre, em toda parte, com quem quer que seja. Compaixão é isso amiguinho é ir e fazer, ajudar sem olhar a quem está ajudando.




Prece final



– “O próximo a quem precisamos prestar imediata assistência é sempre a pessoa que se encontra mais perto de nós.”
                                                                                  Emmanuel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário