quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Biblia e o Evangelho Segundo o Espiritismo


A BÍBLIA E O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
 
"Porque, em parte conhecemos e em parte profetizamos; mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado."
(1 Coríntios 13: 9,10)¹
Geralmente os adeptos de outras denominações do cristianismo afirmam errôneamente que o Evangelho Segundo o Espiritismo é a Bíblia dos espíritas, como se o Espiritismo rejeitasse a Bíblia trocando-a pelo seu evangelho.
Contrariamente a essa opinião o Espiritismo vê a Bíblia como um manancial de ensinamentos que podem ser estudados pelo espírita com proveito para a sua educação espiritual. Todavia, somos conscientes que além dos ensinos morais que ela contém, existem outros que não mais se coadunam com os tempos atuais e todos os estudiosos não fanatizados estão cônscios dessa verdade.
Quem hoje poderia, seguindo as orientações do apóstolo Paulo, proibir uma mulher de falar ou pregar numa instituição Cristã ou impor como lei alguns dos estatutos contidos no Deuteronômio como, por exemplo: "Quando homens estiverem brigando – um homem contra seu irmão – e a mulher de um deles se aproxima para livrar o marido dos socos do outro, e estende a mão, agarrando-o pelas suas vergonhas, tu cortarás a mão dela. Que teu olho não tenha piedade!" essas passagens bastam para demostrar que a Bíblia não é infalível, devendo-se separar o que é de Deus, isto é, de inspiração divina e o que é humano e temporário.
Os orientadores espirituais informaram a Kardec que: "Todas as verdades se encontram no Cristianismo, os erros que nele se enraizaram são de origem humana". Assim, foi com este pensamento que o codificador escreveu o Evangelho Segundo o Espiritismo, a fim de dar maior relevância ao aspecto moral da Bíblia e em particular dos evangelhos. Por isso, o evangelho que utilizamos não substitui as escrituras, mas traz máximas de moral prática facilitando o entendimento da mensagem Cristã.
O Espiritismo é a continuação das duas revelações que constituem a Bíblia e o próprio Evangelho S. o Espiritismo aponta essas revelações como sendo as bases religiosas no qual a Doutrina se apoia.  
O Antigo Testamento contém os princípios da Primeira revelação da Lei de Deus trazida por Moisés o grande revelador do monoteísmo: "Deus é único, e Moisés o Espírito que Deus enviou com a missão de fazê-lo conhecer, não somente aos hebreus, mas tambem pelos povos pagãos."           
O Novo Testamento constitui a Segunda revelação, contendo a vida, as palavras e os exemplos de nosso Senhor Jesus, que consideramos o ser mais perfeito que já visitou este orbe: "O Cristo foi o iniciador da mais pura moral, a mais sublime: a moral evangélica, cristã, que deve renovar o mundo, aproximar os homens e torná-los fraternos…"
Assim sendo, o Espiritismo é a terceira revelação da Lei divina: "Da mesma maneira que disse o Cristo: "Eu não venho destruir a lei, mas dar-lhe cumprimento", tambem o Espiritismo nada ensina contrário ao ensinamento do Cristo, mas o desenvolve, completa e explica, em termos claros para todos, o que foi dito em forma alegórica."
Os escritos bíblicos permeiam Todos os livros de Allan Kardec que compõem a codificação Kardequiana. Embora a maioria dos espíritas não tenha o hábito de ler a Bíblia diretamente, diversos espíritos superiores vêm comentando as escrituras em diversos livros psicografados, como exemplo podemos citar o livro "Pão nosso" do espírito Emmanuel.
Enfim, O Evangelho Segundo o Espiritismo não é outra Bíblia, tambem não é outro Evangelho é o mesmo Evangelho de Jesus, apenas comentado pelos espíritos visando o melhor entendimento das suas instruções morais e apresentando questões doutrinárias que não puderam ser desenvolvidas pelo divino mestre naquela época.
 
 
Jefferson Moura de Lemo

Nenhum comentário:

Postar um comentário